Monday, 29 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
05/04/2024

Alhandra amplia inserção de DIU e oferece consulta de enfermagem para a saúde sexual e reprodutiva feminina; ação é em parceria com o Coren-PB e Cofen

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Coren-PB está realizando a consulta de enfermagem no planejamento familiar com inserção do DIU. A consulta estará sendo oferecida nos dias 8, 9 e 10 de abril, segunda, terça e quarta-feira, nas unidades básicas de saúde Acais, sem necessidade de agendamento prévio, a partir das 7h. O projeto teve início na última quarta-feira(03) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Acais, em Alhandra. Os atendimentos por meio do projeto acontecem até a próxima quarta-feira(10).

O serviço é um reconhecimento do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) pela valorização dos profissionais de enfermagem com o pagamento do piso salarial.

O projeto com ênfase na inserção de DIU para mulheres que desejam aderir a um método contraceptivo não hormonal. As ações deste projeto pioneiro estão acontecendo na Unidade Básica de Saúde Acais, onde duas enfermeiras da atenção básica do município foram capacitadas para a inserção do DIU, e ainda para ofertar um atendimento integral à saúde da mulher. Desde a prevenção da gravidez indesejada até a consulta ginecológica de qualidade e segura, o objetivo é proporcionar um cuidado com maior atenção.

O projeto busca trazer muitos benefícios e tem vários objetivos como a redução da gravidez indesejada, a diminuição da mortalidade materna e infantil, bem como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Esta iniciativa não apenas dá mais liberdade às mulheres oferecendo opções seguras e eficazes de planejamento familiar, mas também contribuindo com a melhoria dos indicadores de saúde no município de Alhandra.

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, disse que o reconhecimento é gratificante, pois Alhandra é a segunda cidade da Paraíba a receber esse projeto inovador. “Somos a segunda cidade no Estado a receber esse projeto. Temos uma gestão de saúde com seu corpo formado profissionais da enfermagem e o município foi um dos primeiros do país a pagar o piso da enfermagem. Com essa valorização veio esse reconhecimento por meio do Coren-PB e Cofen. As mulheres que têm o interesse aviso que não são necessários exames prévios, pois estes podem ser realizados na própria UBS, onde a ações acontece, das 7h às 11h e das 13h às 18h. Os atendimentos acontecem na UBS Acais, nesta segunda, terça e quarta-feira”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho.

Durante a consulta, as mulheres receberão informações sobre métodos contraceptivos e direitos sexuais e reprodutivos, bem como explicação sobre inserção e acompanhamento do DIU. Além disso, na consulta de enfermagem serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, além do teste de gravidez, e quando necessário, a coleta citológica.

O método contraceptivo DIU é disponibilizado às mulheres que não desejam engravidar, e que estejam aptas para realização do procedimento, no momento da avaliação.

As mulheres interessadas devem procurar os enfermeiros das unidades de saúde ou a coordenação de Atenção Primária à Saúde.