Monday, 29 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
12/04/2024

Valorização da enfermagem, em Alhandra, amplia inserção de DIU e município pode ofertar serviço na UBS Acais, além da Policlínica

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comprovou requisito para ampliar serviços de inserção do DIU, e ainda para ofertar um atendimento integral à saúde da mulher, após duas profissionais de enfermagem da Atenção Básica concluírem o curso de capacitação. A primeira etapa foi iniciada no dia 3 de abril e concluída na última quarta-feira(10) e contou com a parceria do Coren-PB e Cofen.

As ações deste projeto pioneiro beneficiaram apenas Alhandra e mais um município da Paraíba. Com a capacitação o município leva a UBS Acais cuidados a mulher desde a prevenção da gravidez indesejada até a consulta ginecológica de qualidade e segura, o objetivo é proporcionar um cuidado abrangente.

Por valorizar os profissionais de enfermagem, Alhandra conquista o reconhecimento do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) entre os destaques está o pagamento do piso salarial e por possuir uma equipe de gestão de saúde composta por enfermeiros.

A inserção de DIU dá mais uma opção às mulheres que desejam aderir a um método contraceptivo não hormonal. Com a aptidão do município a certificação do projeto, a Prefeitura de Alhandra poderá ofertar serviço de saúde desde a prevenção da gravidez indesejada até a consulta ginecológica de qualidade e segura, o objetivo é proporcionar um cuidado com maior atenção.

O projeto busca trazer muitos benefícios e tem vários objetivos como a redução da gravidez indesejada, a diminuição da mortalidade materna e infantil, bem como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Esta iniciativa não apenas dá mais liberdade às mulheres oferecendo opções seguras e eficazes de planejamento familiar, mas também contribuindo com a melhoria dos indicadores de saúde no município de Alhandra.

Durante a consulta, as mulheres receberão informações sobre métodos contraceptivos e direitos sexuais e reprodutivos, bem como explicação sobre inserção e acompanhamento do DIU. Além disso, na consulta de enfermagem serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, além do teste de gravidez, e quando necessário, a coleta citológica.

O método contraceptivo DIU é disponibilizado às mulheres que não desejam engravidar, e que estejam aptas para realização do procedimento, no momento da avaliação.

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, comemora a conquista. "Estamos felizes por esta conquista que foi possível graças a valorização que a Prefeitura de Alhandra tem dado aos profissionais de enfermagem. Agora vamos poder ampliar a oferta deste serviço proporcionando mais pessoas alcançadas e novos serviços de saúde chegando a UBS Acais. Agradecemos ao Coren-PB e ao Cofen pelo reconhecimento", disse Harvey Carvalho.

O coordenador da Atenção Primária, Heleno Bernardino disse que cada momento foi importante e o resultado positivo. "Valeu todo o esforço para levar acessibilidade as mulheres do município de Alhandra com a consulta de enfermagem ginecológica e inserção do DIU na Atenção Primária", disse Heleno.