Atualizado em: 27 de janeiro de 2022 às 11:08h

Campanha de vacinação contra a febre aftosa tem prazo prorrogado, em Alhandra

Início Campanha de vacinação contra a febre aftosa tem prazo prorrogado, em Alhandra

A vacinação contra a febre aftosa no município de Alhandra teve prazo prorrogado de 30 de novembro para 30 de dezembro. De acordo com a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, seguindo recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal diante do pedido da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, a segunda etapa de vacinação da campanha segue até o dia 30 deste mês no estado.

O prazo terminou no último dia 30 de novembro, mas segue agora até o dia 30 de dezembro e a entrega da declaração da vacina na Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (USLAV) será até o dia 10 de janeiro de 2022.

O medicamento é disponibilizado gratuitamente, aos criadores cadastrados na Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), para imunização dos animais e pode ser solicitado no município. Essa etapa tem o objetivo de vacinar os animais de 0 a 2 anos. As doses estão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura, e os criadores das 8h às 13h, durante toda a semana.

A doença, que também afeta caprinos, ovinos e suínos, traz prejuízos e restrições na comercialização de produtos pecuários. O último foco da doença no Brasil ocorreu em 2006. Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa (zonas com e sem vacinação) pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Das 19 unidades da Federação que fazem a vacinação neste período, no Amazonas e em Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

Nos estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação – Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, parte do Amazonas e Mato Grosso –, é proibida a aplicação e comercialização desse imunizante.

Conforme o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) 2017-2026, a meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Atualmente, em torno de 70 países têm esse reconhecimento pela OIE.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), devem ser mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mililitros na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados. Em caso de dúvidas, o criador deve procurar o órgão de defesa sanitária animal da sua região.

fonte: assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

foto: ascom