Atualizado em: 27 de novembro de 2021 às 8:45h

Início Alhandra participa da Oficina Financiamento da Atenção Primária à Saúde; Paraíba tem 3ª melhor avaliação do país no programa Previne Brasil

Alhandra foi representada pelo secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, nesta quarta-feira(10) no Centro de Convenções. Foram mais de 200 representantes municipais do nosso estado que participaram da Oficina Financiamento da Atenção Primária à Saúde pelo Programa Previne Brasil. A Paraíba é um dos três estados brasileiros com o melhor desempenho no programa.

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, a fim de aumentar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária. O estado tem 38% de seu território com o indicador sintético final (ISF) com nota acima de 8, colocando a Paraíba em lugar de destaque nacional.

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, afirmou que o município será beneficiado e comentou sobre os critérios. “Os critérios para repasse de recursos são: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal”, disse o secretário, Harvey Carvalho.

A gerente operacional de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Socorro Pires, explica que a proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

São sete indicadores no total: Consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Nesta quarta-feira (10), o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a SES e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PB), realizará uma oficina de financiamento da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é qualificar os gestores, pois o cumprimento da meta desses indicadores garante recurso para a Atenção Primária dos municípios. Na ocasião, estavam presentes autoridades representando as três esferas da gestão: federal, estadual e municipal. O evento aconteceu  no Centro de Convenções de João Pessoa e contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Previne Brasil – Criado em novembro de 2019 pelo Ministério da Saúde, o Programa é um novo modelo de financiamento e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros “per capita” referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, informatização, equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos Programas.

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa

texto: Wagner Mariano / assessoria