Atualizado em: 3 de dezembro de 2021 às 20:07h

Início Alhandra reforça necessidade de manter o cartão de vacina atualizado; confira o dia de atualização em sua Unidade de Saúde

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta não somente para que as crianças tenham o seu cartão de vacina atualizado, mas os adultos também devem procurar as Unidade de Saúde da Família(UBSF) e atualizar o cartão de vacina. Na última quarta-feira(18), a ação de atualização aconteceu na UBSF no bairro do Oiteiro.

Além das vacinas contra covid-19 e influenza, diversas outras que compõem o calendário nacional de imunização estão disponíveis nas salas de vacinação localizadas nas unidades básicas de saúde (UBSs). É importante que a população atente à necessidade de manter em dia o cartão de vacinação, como forma de prevenir doenças para as quais já existem imunizantes disponíveis.

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, lembra que todas as vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, devem ser aplicadas de acordo com as faixas etárias, esquemas e doses determinados para garantir a proteção. “Devemos nos atentar a manter em dias nossas vacinas, pois ela é uma medida preventiva, e não curativa”, alertou o secretário. Ele ainda disse que devemos nos vacinar justamente para que as doenças não circulem entre nós evitando assim a propagação.

Harvey disse que quando a cobertura vacinal fica abaixo da meta de vacinação, as doenças podem voltar a acometer a população. E ele lembrou o caso do sarampo. “Caso recente entre a população no Brasil é o sarampo, que já havia sido eliminado em 2016, mas, em decorrência das baixas coberturas vacinais no país, voltou a causar surtos pelo país desde 2018”, lembrou o secretário.

No mundo, além do sarampo, outras doenças, como difteria e paralisia infantil, ainda circulam ativamente e podem chegar até a nós. Por isso, é de extrema importância imunizar a população para evitar o reaparecimento dessas enfermidades.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Edgar Fábio, já iniciou. “Na semana passada realizamos o dia de atualização na UBS no bairro do Oiteiro, na cidade de Alhandra. O cronograma segue e na próxima quarta-feira(25) será na localidade do Acais, o atendimento será sempre a partir das 8h30 da manhã. A orientação é que as pessoas compareçam a uma das UBSs com o seu cartão de vacinação”, avisou o coordenador.

O cartão de vacina é o documento que permite ao profissional da saúde avaliar quais imunizantes precisam ser atualizados. Caso a pessoa não tenha o documento, um outro cartão de vacina será fornecido após a atualização da situação vacinal. “É de fundamental importância manter seu cartão de vacinação, que é um documento devidamente guardado, pois nele estão as informações essenciais para sua saúde”, disse o coordenador, Edgar Fábio.

Importância de manter as vacinas das crianças em dia

Nos primeiros dias de vida, as crianças precisam ser vacinadas para evitar uma série de doenças e os pais precisam ficar atentos, pois os imunobiológicos devem ser aplicados de acordo com as faixas etárias, esquemas e doses determinados para garantir a proteção.

A imunização é de extrema importância para evitar óbitos e sequelas causadas por doenças imunopreveníveis como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos, doenças respiratórias entre outras enfermidades.

Cronograma de atualização de vacinas nas UBS no município de Alhandra

Oiteiro – dia 18 de agosto

Acais – dia 25 de agosto

Centro II – dia 1º de setembro

Centro I – dia 8 de setembro

Mata Redonda I – dia 15 de setembro

Mata Redonda II – dia 22 de setembro

Salgadinho – dia 29 de setembro

Nova Alhandra – dia 6 de outubro

A atualização do cartão de vacina acontece nos locais indicados a partir das 8h30 da manhã e a orientação é que as pessoas estejam com o cartão de vacina.

foto: Júnior Silva

24/08/2021