Atualizado em: 22 de outubro de 2021 às 10:52h

Início Avaliação em larga escala do Programa Integra Educação Paraíba é aplicada em Alhandra

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aplicou nesta quinta-feira(07) avaliações em larga escala do Programa Integra Paraíba do Governo do Estado. Foram três dias de aplicações de provas que iniciaram na última terça-feira(05).

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Lima, em cada dia foram aplicadas provas em séries diferentes. “Na terça-feira aplicamos as avaliações aos alunos do 1º ano, na quarta, 2º ano e nesta quinta-feira o 5º ano. Essas séries são do fundamental I”, afirmou o secretário, Fernando.

A avaliação foi aplicada em todos os municípios paraibanos que são parceiros do Programa Integra Educação, com objetivo de avaliar os estudantes do 1°, 2° e 5° ano dos anos iniciais. As provas foram elaboradas pela CPCON (Comissão Permanente de Concursos) da Universidade Estadual da Paraíba.

O Programa Integra Educação PB foi lançado no mês de abril de 2021, pelo Governo do Estado. O programa de regime de colaboração em educação do Estado da Paraíba tem como objetivo alcançar todos os municípios do estado e alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino, beneficiando aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos, garantindo, cada vez mais, a melhoria dos indicadores da educação básica.

O Integra Educação PB tem como metas até o ano de 2022 ter 100% dos estudantes do 2º ano alfabetizados e assegurar a alfabetização completa até o 5º ano, a partir do estabelecimento da cultura de monitoramento de resultados, aplicação de avaliações diagnósticas e formação continuada para equipes escolares.

A iniciativa do Governo do Estado também tem como objetivo ter todas as equipes gestoras de Educação com domínio conceitual e operacional dos instrumentos de gestão e sua efetiva aplicação, com o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua dos resultados e elaboração e acompanhamento de desempenho por meio de processo de avaliação. Além disso, será buscado ter no máximo 1% de taxa de abandono escolar e 100% dos estudantes na escola na idade certa, estimulando uma maior participação da família no processo educativo, a inserção de tecnologia digital, práticas de ensino inovadoras e gestão democrática com foco em resultados.

foto: Junior Silva

07/10/2021