Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h
Encontre o que você precisa aqui:

CENSO ESCOLAR: Alhandra inicia a 2º etapa do censo escolar 2021 – Situação do Aluno; sistema estará aberto para as escolas públicas e privadas até 17 de março

Início CENSO ESCOLAR: Alhandra inicia a 2º etapa do censo escolar 2021 – Situação do Aluno; sistema estará aberto para as escolas públicas e privadas até 17 de março

Desde 1º de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a coleta de dados da segunda fase do Censo Escolar da Educação Básica 2021 – Situação do Aluno. O município já iniciou a coleta de dados e nessa etapa, são reunidas informações sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos declarados na primeira fase do censo. Para que seja eficaz, os gestores das escolas e das redes de ensino deverão enviar os dados da pesquisa estatística pelo Sistema Educacenso até 17 de março. 

 

A etapa Situação do Aluno reúne informações como quantidade de aprovados ou reprovados, bem como quantos estudantes da educação básica foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram ao término do ano letivo de 2021. Os dados são fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade das instituições de ensino do País.

 

Próximas datas – Segundo dados do Ministério da Educação após a declaração da Situação do Aluno, os gestores das escolas e das redes de ensino poderão realizar a conferência e a correção dos dados informados, no período de 4 a 18 de abril. O resultado final da segunda etapa do Censo Escolar 2021 será divulgado em 19 de maio de 2022.

 

Censo Escolar – De acordo com o MEC, o Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. Sua realização é coordenada pelo Inep, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

 

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

 

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

 

Acesse o Sistema Educacenso

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra com Assessoria de Comunicação Social do Inep

texto: Wagner Mariano

arte: Henrique

10/02/2022

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support