Atualizado em: 15 de outubro de 2021 às 15:12h

Início Central Covid, em Alhandra: Lacen-PB registra maior demanda de testes Covid desde início da pandemia e resultados são divulgados com até cinco dias

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), Bergson Vasconcelos, anunciou que o laboratório tem registrado uma curva ascendente de testes positivos de Covid-19, refletindo diariamente nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Alhandra, Harvey Carvalho, como consequência na divulgação dos resultados dos testes da Central Covid, em Alhandra.

O gestor pontuou ainda que este é o momento onde a demanda do Lacen está maior desde o início da pandemia de coronavírus, chegando a um recebimento de cerca de 3.000 amostras por dia. Desta forma as amostras coletadas em Alhandra levam entre 3 a 5 cinco dias para serem divulgadas.

O diretor do Lacen afirmou que iniciou com uma capacidade de realização de análise de 500 amostras por dia. No período de aproximadamente 8 meses conseguiu triplicar essa demanda, passando a trabalhar com uma média de 1500 amostras. Atualmente a capacidade operacional é de 2000 amostras dias.

Essa capacidade operacional considera aspectos como o parque tecnológico, o tempo que a metodologia RT-PCR exige, além da equipe disponível, segundo o diretor.

Neste momento o Lacen tem condições de processar aproximadamente 2.200 amostras por dia. Isso foi impactado com a grande demanda que vem surgindo nas últimas duas semanas, pois o laboratório está recebendo 50% a mais do que esse quantitativo, ou seja, aproximadamente 3.000 amostras.

Essa quantidade, consequentemente, afeta também o tempo para o resultado do exame.

04/06/2021