Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h

Início Cuidando de quem cuida: Condutores do SAMU participam de treinamento de direção defensiva, em Alhandra

A equipe com 12 condutores de veículo de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Alhandra, participaram nesta terça-feira(22) de treinamento. A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi ministrado treinamento prático e teórico. A capacitação faz parte do “Projeto Cuidando de quem cuida” e é uma das propostas do plano de governo.

As orientações são maneiras de atualização para os motoristas destes veículos que precisam estar cada vez mais preparados para as emergências e o uso da direção defensiva para realizar o socorro de vítimas com segurança e agilidade. Foram ministradas aulas teóricas pela manhã e à tarde aulas práticas.

Segundo a portaria 2.048 de 2002, do Ministério da Saúde, os condutores de ambulância devem ser submetidos à certificação periódica em técnicas de direção defensiva. Por isso, o curso, inclui habilidades em controlar o veículo, de maneira que não haja envolvimento em acidentes, e exige que o condutor de emergência esteja preparado para lidar com as mais variadas situações cotidianas.

Entre os conteúdos estavam: direção segura; manobras de direção defensiva, ofensiva e evasiva; deslocamento em comboio e escolta; slalon simples, duplos e de ré; técnicas em curvas; técnicas de frenagem; posicionamento da viatura na segurança da cena e uso de sinais sonoros e luminosos nas situações de emergência.

foto: Júnior Silva

22/03/2022