Atualizado em: 29 de novembro de 2021 às 11:37h

Início Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher é marcado com orientações e conscientização; evento contou com a presença da vice-prefeita de Alhandra e da secretária de Ação Social

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, Cidadania e Habitação realizou, nesta terça-feira(23), evento em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. O encontro aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCF), no bairro Bela Vista na cidade de Alhandra e contou com a presença da vice-prefeita, Zilda do Varejão, a secretária municipal de Ação Social, Juliana Almeida, o secretário de gabinete, Bruno Fernandes e o superintendente da Guarda Municipal de Alhandra, Tom-K Nunes.

O evento também contou com coordenadores dos órgão ligados à Secretaria de Ação Social, Habitação e Cidadania.

Neste dia comemora-se o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data é em homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.

A campanha em combate a violência foi Iniciada em 25 de novembro de 1991, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres.

Este período que vai de 25 de novembro até 10 de dezembro, quando se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, também contempla outras datas significativas como o 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids), 6 de dezembro (Massacre de Mulheres de Montreal) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

O encontro também contou com a presença da coordenadora do CRAS, SCFV e de apresentação do grupo de idosos. O público também acompanhou uma palestra com a psicóloga Ihailana Luize.

foto: Ailton Cunha / Jessane Ômega

24/11/2021