Atualizado em: 29 de novembro de 2021 às 11:37h
Encontre o que você precisa aqui:

Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher é marcado com orientações e conscientização; evento contou com a presença da vice-prefeita de Alhandra e da secretária de Ação Social

Início Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher é marcado com orientações e conscientização; evento contou com a presença da vice-prefeita de Alhandra e da secretária de Ação Social

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, Cidadania e Habitação realizou, nesta terça-feira(23), evento em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. O encontro aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCF), no bairro Bela Vista na cidade de Alhandra e contou com a presença da vice-prefeita, Zilda do Varejão, a secretária municipal de Ação Social, Juliana Almeida, o secretário de gabinete, Bruno Fernandes e o superintendente da Guarda Municipal de Alhandra, Tom-K Nunes.  

O evento também contou com coordenadores dos órgão ligados à Secretaria de Ação Social, Habitação e Cidadania.

Neste dia comemora-se o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data é em homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.

A campanha em combate a violência foi Iniciada em 25 de novembro de 1991, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres.

Este período que vai de 25 de novembro até 10 de dezembro, quando se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, também contempla outras datas significativas como o 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids), 6 de dezembro (Massacre de Mulheres de Montreal) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

O encontro também contou com a presença da coordenadora do CRAS, SCFV e de apresentação do grupo de idosos. O público também acompanhou uma palestra com a psicóloga Ihailana Luize.

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

texto: Wagner Mariano

foto: Ailton Cunha / Jessane Ômega

24/11/2021

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support