Atualizado em: 26 de novembro de 2021 às 23:01h

Início Domingo é dia da Padroeira do município de Alhandra e feira livre acontece neste sábado(14)

No próximo domingo(15) é feriado religioso municipal, em Alhandra. A data é reservada a comemoração religiosa da padroeira do município, Nossa Senhora da Assunção. Por esse motivo a feira livre é antecipada para este sábado(14).

De acordo com o padre Luciano, pároco em Alhandra, as comemorações tem encerramento programado para este domingo(15), dia de Nossa Senhora da Assunção. “Às 5h da manhã haverá uma alvorada festiva e às 8h uma missa solene que será presidida pelo vigário geral, o padre Luiz Júnior. E às 16h haverá o encerramento que se inicia na capela na comunidade de Subaúma e continua logo em seguida com uma missa campal na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção em Alhandra, seguindo todos os protocolos das autoridades de saúde”, completou o padre..

Em um cenário normal, sem pandemia, a Festa de Nossa Senhora da Assunção reunia diversos visitantes das cidades do Litoral Sul. Tudo começou quando os portugueses trouxeram para Alhandra, junto ao momento em que catequizavam, a nossa Senhora da Assunção e ergueram a Igreja Matriz, com o passar dos anos a homenagem à santa foi crescendo e muitos devotos fizeram a festa crescer e se transformar no que é hoje.

Além da festa religiosa também acontece a festa profana, onde um grupo de amigos resolveram fazer para homenagear a santa. Moradores e turistas contavam com uma programação variada com bandas de forró da região e de grupos nacionais de todos os estilos, mas devido a pandemia o cenário é diferente.

No ano de 2009, uma cavalgada começou a ser realizada dentro dos festejos. Vaqueiros de toda a região se encontravam na localidade de Mata Redonda e seguiam em cortejo até o centro de Alhandra.

foto: Júnior Silva

13/08/2021