Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h

Início Em combate ao coronavírus e a preservação da saúde dos alhandrenses, o município de Alhandra publica novo decreto

Levando em consideração os dados referentes aos novos casos positivos de Covid, nos últimos dias em Alhandra, o novo decreto foi publicado na última terça-feira(1º) pela Prefeitura e tem validade até o dia 14 de fevereiro. A medida visa conter o avanço de novos casos de pessoas com o vírus em nosso município.

Novo decreto

Este decreto traz orientações acerca da quantidade de pessoas que podem permanecer em bares, lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniência, que não podem ultrapassar a capacidade máxima de 60% do local. A proibição total de eventos sociais ou corporativos, de forma presencial no município de Alhandra, tais como festas, paredões de som, shows, espaços de dança, praças, parques, jogos de futebol, casa noturna e congêneres, torneios, campeonatos, conferências, convenções, vaquejadas, bolões de vaquejadas, cavalgadas, carreatas, funcionamento de balneários, clubes sociais e áreas de banho e recreativas, parques de diversão, trenzinhos e similares , etc., enquanto durar o decreto.

As missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais podem ocorrer com ocupação de 80% da capacidade do local, mediante apresentação prévia do comprovante de vacinação de todos os frequentadores, empregados e colaboradores.

As lanchonetes e estabelecimentos similares que funcionem no interior de shoppings centers e centros comerciais também poderão funcionar, mas obedecendo a ocupação de 60% da capacidade do local e terão que exigir a apresentação do comprovante de vacinação antes de efetuar a venda de qualquer produto.

Também orienta, o órgão responsável pelas feiras livres, ampliar as áreas destinadas a elas, possibilitando o maior distanciamento entre as bancas e ampliação dos corredores de circulação de pessoas.

A partir desta terça-feira(1º) ao dia 14, período de validade do decreto, a construção civil poderá funcionar das 07h às 17h, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor.

Neste mesmo período poderão funcionar também, observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e Portaria da Secretaria Municipal de Saúde, as seguintes atividades com apresentação prévia do comprovante de vacinação de todos os clientes, empregados e colaboradores; salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências, observando todas as normas de distanciamento social ; academias, com 50% da capacidade; escolinhas de esporte; instalações de acolhimento de crianças, como creches e similares; hotéis, pousadas e similares; construção civil; call centers, observadas as disposições constantes nos decretos anteriores; indústria.

Até o dia 14 de fevereiro às atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Municipal terão como ingresso, a todos, exigência de apresentação prévia do comprovante de vacinação.

Portarias das secretarias municipais estabelecerão normas complementares específicas, necessárias ao implemento das medidas estabelecidas no decreto. A medida que se refere a suspensão das atividades não inclui as atividades que não podem ser executadas de forma remota (home office), cuja definição ficará a cargo dos secretários e gestores dos órgãos municipais.

Os servidores que já tomaram a segunda dose ou dose única da vacina poderão ser convocados para retornar ao trabalho presencial, a critério dos secretários e gestores dos órgãos municipais, devendo apresentar seus comprovantes de vacinação.

Já os serviços prestados por meio de Vans, transporte coletivos e similares, estes deverão limitar o seu fluxo a 80% de sua capacidade. Em todo o município continua sendo obrigatório o uso de máscaras, inclusive por pessoas que estejam em circulação nas vias públicas no município.

confira o decreto:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab