A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO – SECAD, tem as seguintes competências:
Ordenar todos os atos administrativos e demais atividades de natureza administrativa, visando desenvolver política municipal para administração centralizada de pessoal, material, patrimônio e manutenção de bens móveis;
Gerenciar recursos humanos, promovendo concurso público para o recrutamento de pessoal, seleção para contratação, treinamento, cadastro, registro e controle funcionais, avaliação de desempenho e demais atividades relativas aos servidores do Município;
Gerenciar a folha de pagamento de todos os servidores municipais;
Manter a administração centralizada, do plano de cargos e carreiras e administração superior da política de pessoal do Município;
Fazer com que seja aplicada a orientação e a fiscalização da legislação de pessoal aplicável aos servidores municipais;
Gerenciar todos os contratos e convênios no âmbito da Prefeitura Municipal;
Ordenar as atividades referentes aos atos administrativos, recebimento, distribuição e o controle de tramitação dos processos;
Desenvolver ações quanto ao provimento das demais Secretarias, através de processos licitatórios, dispensa inexigibilidade para as contratações de bens e serviços de interesse da administração pública;
Promover a aquisição, guarda, controle, utilização, distribuição e alienação de bens e materiais;
Proceder ao tombamento periódico, registro, inventário, proteção e baixa dos bens do patrimônio do Município;
Efetuar a conservação interna e externa, dos prédios, móveis, utensílios e instalações da Prefeitura, quando essa atividade não estiver atribuída expressamente a outros órgãos da Estrutura Administrativa da Prefeitura do Município;
Recebimento, distribuição, controle de tramitação de processos, impressão gráfica, reprodução e arquivamento dos documentos da Prefeitura;
Proceder a modernização administrativa;
Definição, execução e avaliação da política de desenvolvimento, em consonância com o Plano Diretor do Município, promovendo ações voltadas para o desenvolvimento industrial, comerciais e de prestação de serviços do Município;
Divulgação dos potenciais econômicos do Município, articuladamente com outras unidades administrativas;
Incentivar à instalação, ampliação e modernização de empreendimentos voltados para o desenvolvimento econômico do Município;
Estimular e apoiar a pequena e média empresa e a manutenção do distrito industrial;
Promover parcerias envolvendo organismos federais e estaduais, organizações não governamentais e entidades privadas com o objetivo de aumentar a oferta de emprego no município;
Atrair novos investimentos industriais, através de mecanismos que facilitem o licenciamento de atividades industriais e comerciais;
Dar execução às determinações e diretrizes estabelecidas pelo Prefeito Municipal; Demais atribuições que lhe forem delegadas.