Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h

Estudantes de Alhandra visitam sítio arqueológico, a Pedra do Ingá

Início Estudantes de Alhandra visitam sítio arqueológico, a Pedra do Ingá

Aproximadamente 60 estudantes da Escola Municipal João Francisco de Lima, da localidade de Mata Redonda, em Alhandra, visitaram o sítio arqueológico, a Pedra de Ingá, no município do próprio nome.  O passeio estudantil aconteceu na última sexta-feira(01).

O passeio estudantil contou com o acompanhamento de professores de história, geografia e educação física. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parte da história contada através das gravuras nas pedras. A Pedra do Ingá está entre os 149 sítios arqueológicos do estado é um dos mais importantes do Brasil. Foi tombado como patrimônio cultural pelo Iphan em 1944. É um monumento identificado como itacoatiara, palavra indígena que significa “pedra pintada”: uma formação rochosa com 24 metros de comprimento e 3 metros de altura coberto com inscrições rupestres em baixo-relevo (petróglifos) de grande complexidade. As gravações têm de 3 a 7 milímetros de profundidade. Não se sabe o que elas significam nem a data em que foram feitas e por quem.

foto: reprodução

05/04/2022