Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h
Encontre o que você precisa aqui:

I Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado, em Alhandra

Início I Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado, em Alhandra

O encontro teve o objetivo de construir o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, na promoção da conquista do Selo Unicef para o município, a Prefeitura de Alhandra, por meio das Secretarias de Ação Social, Cidadania e habitação, Educação e Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (10), na quadra da Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef. O momento teve também o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e do Ministério Público Estadual. O encontro contou com  a presença do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, da vice-prefeita, Zilda do Varejão e da promotora de Justiça, Ilcleia Cruz. 

 

O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, destacou a importância do fórum. “Este evento é um marco importante pois estamos avançando na conquista do Selo Unicef. Essas parcerias entre as Secretarias e o Ministério Público são importantíssimas, pois trabalhamos de forma correta e transparente em nossas ações e promover as políticas públicas ao lado do Ministério Público na pessoa da promotora de Justiça, Ilcleia e gratificante. Pois o que queremos não é somente o Selo, mas sim que as políticas públicas se concretizem. Precisamos da parceria de todos ”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues. Ele também falou da importância da conquista do Selo Unicef, pois as metas que serão alcançadas trarão mais qualidade para a vida de nossos jovens um futuro melhor. 

 

A promotora de Justiça, Ilcleia falou da parceira. “Podem contar com a minha colaboração nessa desafio” afirmou a promotora de Justiça.

 

 

Presente no encontro, a secretária de Ação Social, Juliana Vidal, falou a respeito das ações para a conquista do Selo Unicef. “Devemos ter um cuidado especial com nossos jovens. A implementação de políticas públicas promoverá atingirmos a meta”, disse a secretária Juliana. 

 

Já o secretário de Educação, Fernando Lima, falou da parceria para alcançar as metas pré-programadas. “Essa parceria é frutífera, pois fará a construção dessas metas fluírem com eficácia e qualidade”, afirmou o secretário Fernando. Foram abordados em discursos por eixos com temas como “Educação de qualidade para todos”.

 

O secretário de Saúde, Harvey Carvalho, falou dos desafios. “Temos muitos desafios pela frente, mas com nossa parceria e trabalho em equipe vamos atingir nossos objetivos e conseguir alcançar nossas metas”, disse o secretário de Saúde, Harvey Carvalho.   

 

As discussões envolveram objetivos que alcançarão o desenvolvimento infantil na primeira infância, hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas, como também a promoção de oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens, entre outros. 

 

No evento, estiveram presentes, ainda, a presidente do Conselho Municipal  de Direitos das Crianças e Adolescentes, Charlene Inácio, o articulador municipal do Selo Unicef, Manoel Nildo, o secretário adjunto de Ação Social, Ulisses Felix, a secretária adjunta de Educação, Milena Abreu e o secretário de gabinete, Bruno Fernandes. Uma apresentação cultural foi acompanhada pelo público e desenvolvida por meio do grupo de capoeira do Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. O evento contou também com adolescentes componentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

 

Com adesão ao Selo Unicef, Alhandra assume o compromisso de assegurar com prioridade, políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer cada vez mais o acesso ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação das estratégias de busca ativa escolar, assim como as discussões que foram realizadas durante o fórum comunitário. 

 

Selo Unicef – O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), visando estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Alhandra aderiu a selo e, dessa forma, assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

texto: Wagner Mariano

foto: Jessana Ômega  / Ailton Cunha

11/03/2022

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support