Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h

Início Idosos são vacinados contra a influenza; Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe e o sarampo acontece no próximo dia 30, em Alhandra

Os idosos acima dos 60 anos tiveram sua imunização contra a influenza realizada por profissionais de saúde, neste sábado(16), em Alhandra. A vacinação aconteceu durante toda a manhã na quadra da Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó, em Alhandra e na Escola Municipal João Francisco, em Mata Redonda.

No próximo dia 30, será dia ‘D’ de vacinação contra a gripe e contra o sarampo. A transmissão do vírus do sarampo ocorre a partir do contato de pessoas sem imunidade ao vírus com gotículas de secreção e saliva de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo.

Devemos procurar nos proteger pois o sarampo é uma doença viral aguda, muito contagiosa, similar a uma infecção do trato respiratório superior que pode causar, em crianças menores de cinco anos, graves problemas de saúde e até o óbito.

No ano de 2020, o Brasil registrou 8.448 novos casos de sarampo e dez mortes relacionadas à doença, a maioria em crianças menores de 5 anos não vacinadas. O Ministério da Saúde iniciou a Campanha de Vacinação contra Gripe e Sarampo, com meta de vacinar 95% das crianças de faixa etária entre 6 meses e 5 anos. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo PNI para diminuir as perdas de oportunidades de vacinação. Já que, ao se aplicar mais de uma vacina no mesmo atendimento, reduz-se o número de deslocamentos até a unidade de saúde para a regularização do cartão de vacinação.

A proposta consiste na administração de duas ou mais vacinas em diferentes locais do corpo, ou por diferentes vias, num mesmo dia, como exemplo: a vacina contra a gripe por via intramuscular; contra o sarampo por via subcutânea. Essa aplicação simultânea não aumenta a frequência ou a gravidade dos efeitos adversos e não reduz o poder imunogênico que cada vacina possui quando administrada isoladamente.

foto: Júnior Silva

18/04/2022