Na última terça-feira(18) foi publicado no Diário Oficial do município o edital 01/2022 que trata do recadastramento de pensionistas e aposentados do município de Alhandra que será por ordem alfabética. O documento é do Instituto de Previdência Social do Município de Alhandra (IPEMAD) e convoca os segurados para comparecer a sede do órgão que fica na rua Manoel Guedes, nº 92, no centro da cidade de Alhandra, a partir desta segunda(24), até o dia 4 de fevereiro, das 8h às 12h.
Nos dias 24 e 25 devem comparecer os segurados com as iniciais de “A” a “F”. De 26 a 27 quem possui as iniciais de “G” a “L”, nos dias 28 e 31, as iniciais “M” a “R” e nos dias 1º e 2º de fevereiro, às iniciais de “S” a “Z” e as pessoas que não conseguirem comparecer nessas datas específicas, de acordo com as iniciais, terão apenas os dias 3 e 4 de fevereiro para realizarem o recadastramento.
Segundo a publicação o recadastramento dos segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, tem por finalidade a criação, atualização e consolidação das informações no instituto. O Recadastramento é de caráter obrigatório e pessoal para todos os aposentados e pensionistas.
Para o recadastramento dos aposentados serão necessários os seguintes documentos: documento de identificação com foto (carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira Profissional com validade em todo o território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional); CPF; comprovante de residência atualizado nos últimos três meses (conta de água, luz ou telefone), ou na falta deste, declaração de residência; PASEP/PIS/NIT; título de eleitor; certidão de casamento ou certidão de nascimento; ato de concessão e publicação da aposentadoria; número de telefone e e-mail; também é desejável o comprovante de escolaridade.
Os dependentes dos aposentados devem apresentar os seguintes documentos: documento de identificação com foto (se houver), ou certidão de nascimento; CPF; laudo médico atestando incapacidade definitiva, no caso de maior inválido; termo de curatela ou interdição, no caso de inválido; comprovante de residência.
Já para os pensionistas os documentos são: documento de identificação com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou carteira profissional com validade em todo o território nacional emitida por órgão de regulamentação profissional; CPF; comprovante de residência atualizado nos últimos 3 meses (conta de água, luz ou telefone), e na falta deste uma declaração de residência; certidão de casamento e/ou nascimento, ou sentença de reconhecimento da união estável; certidão de óbito do instituidor da pensão; CPF do instituidor da pensão; RG do instituidor da pensão; CTPS ou Portaria do Instituidor da Pensão em cargo efetivo; portaria de concessão da pensão; os pensionistas munidos do Termo Curatela/Tutor deverão comparecer ao recadastramento na companhia de seu Curador/Tutor.
O IPEMAD orienta que os segurados deverão apresentar os documentos originais e as xerox legíveis. Se algum segurado encontrando-se incapacitado de comparecer ao recadastramento ou em dificuldade de locomoção, ele poderá se representado por procurador ou curador legalmente constituído junto à equipe do instituto, com o objetivo de realizar agendamento de vista in loco, informando o endereço completo, apresentando o comprovante de residência a equipe do IPEMAD como também disponibilizando um número de telefone para contato.
O instituto alerta que o não comparecimento ao recadastramento implicará em suspensão do pagamento dos proventos e pensão até regularização.
fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra
texto: Wagner Mariano
foto: reprodução
20/01/2022