Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h

Início Mais 725 famílias são beneficiadas com o Auxílio Brasil, em Alhandra; município possui dois pólos de atendimentos do Programa

O Programa Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania e o cadastro no programa é realizado pela prefeitura, por meio do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. De acordo com a Secretaria Municipal de Ação Social Cidadania e Habitação, cerca de 725 novas famílias foram beneficiadas com o programa somente no mês de janeiro. O município de Alhandra tem 4.410 famílias que recebem o Auxílio Brasil.

Para atender a população do município, a Prefeitura de Alhandra disponibiliza dois pontos de atendimento, um na cidade de Alhandra, na Avenida presidente João Pessoa, número 158, e outro na localidade de Mata Redonda, na rua Severino Joaquim do Nascimento, sem número.

Para participar do programa é necessário é que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal e tenham os seus dados cadastrais atualizados nos últimos dois anos. ​Podem participar do programa as famílias em situação de extrema pobreza, as que possuem renda familiar per capita mensal de até R$ 105,00, e as famílias em situação de pobreza, são aquelas que possuem renda familiar per capita mensal entre R$ 105,01 e R$ 210,00.

O cadastramento das famílias é um pré-requisito, mas não implica a entrada imediata no programa. O Ministério da Cidadania é quem faz a seleção das famílias que serão incluídas no programa e disponibiliza as parcelas do benefício, conforme o calendário de pagamentos.

Se a família se encaixar em uma das faixas de renda definidas pelo Programa, deve procurar o setor do cadastro único, que é responsável pelo Auxílio Brasil no município. Dessa forma será possível realizar o cadastramento no cadastro único.

“Os pólos de atendimentos do Auxilio Brasil no município são responsáveis pela coleta de informações enviadas ao CadÚnico para identificar as famílias de baixa renda. Neles podem ser inscritas as famílias de baixa renda: que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal ​total. Vários programas e benefícios sociais utilizam o cadastro único, dentre estes: carteira do Idoso; aposentadoria para pessoa de baixa renda; tarifa social de energia elétrica; passe livre para pessoas com deficiência; isenção de taxas em concursos públicos” afirmou a coordenadora do Auxílio Brasil em Alhandra, Dalila Rodrigues.

Ela ainda disse que dessa forma, as famílias que estão dentro dessa faixa de renda, e que ainda não são cadastradas podem nos procurar para que possamos realizar o cadastramento. As informações inseridas no Cadastro Único são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para execução  de políticas públicas favoráveis à  promoção e melhoramento das vidas dessas famílias.

foto: Júnior Silva

04/02/2022