Friday, 29 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
02/02/2023

Aluna da Rede Municipal de Ensino de Alhandra passa na terceira fase da 17ª OBMEP e recebe menção honrosa

A aluna, Laura Alves, de apenas 11 anos, da Escola João Francisco, no município de Alhandra, se destacou na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas(OBMEP), que reuniu mais de 18,1 milhões de estudantes em 54 mil escolas espalhadas pelo país, com a participação dos ensinos fundamental e médio. A estudante recebeu menção honrosa pelo bom desempenho nas fases do OBMEP. O anúncio da conquista de Laura foi feito nesta quarta-feira(01) durante a abertura do ano letivo de 2023.

A OBMEP é considerada a maior competição científica do país e, em 2022, alcançou a participação de 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas inscritas.

Orgulhoso com o resultado, o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, falou da felicidade em ver o progresso da educação. “É um orgulho né?! Alhandra se destacando  temos uma aluna que venceu a OBMEP tudo isso é um trabalho feito com muito compromisso e com muita responsabilidade. Avante Alhandra”, afirmou o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.

A aluna conta como foi a preparação para fazer as provas. “Comecei estudando com meu pai pelo computador a gente pegava as provas do OBMEP das edições anteriores. Sempre conferindo os acertos e corrigindo e aprendendo com os erros realizando as correções”, disse Laura, de apenas 11 anos. No dia do resultado foi tão grande a expectativa em ver o nome na relação das menções honrosas que a adolescente ficou surpresa e comemorou.

A professora, Leylla Alves que é mãe de Laura, disse que a dedicação aos estudos pode também levar motivação a outros alunos de Alhandra. “Feliz pela conquista, e também por professora do município, contribuindo para que alunos, assim como Laura cheguem a esse resultado. Feliz pela participação e por ser uma menina estudiosa e que através dela muitos venham conseguir essa conquista”, disse Leylla Alves.

O professor de matemática e atual secretário de Educação do município de Alhandra, Fernando Lima, conta que sua filha conquistou menção honrosa por muito esforço. “Eu disse parabéns, agora a gente vai treinar, o foco é treinar. Vamos fazer as provas das edições anteriores, vamos resolver e achar onde erramos e corrigir e vai ser um mérito seu. Ensinei o caminho de como ele deve trilhar e graças a Deus ela conseguiu esse mérito. Para ela e para nós é uma alegria muito grande”, disse Fernando Lima.

Ele ainda disse que é uma honra para o município de Alhandra pois é a primeira vez que um estudante passa na terceira fase da OBMEP. “E o nosso conselho é que é possível sim para qualquer alunos conseguir esse mérito”, completou Fernando Lima.

A professora de Laura, Ana Paula, conta que Laura é exemplo e motivação para muitos. “É motivo de muito orgulho como professora ver que nossos esforços são reconhecidos de alguma forma, não é em vão tudo que construímos, tudo que ensinamos. E quando a gente vê um aluno conseguindo alcançar esse objetivo é motivo de muito orgulho e que outros alunos possam ter a mesma dedicação que Laura tem e que possa conquistar também”, disse.

O professor Luciano da Silva tem auxiliado as escolas com as inscrições para participarem da OBMEP. “A OBEMP já acontece há 17 anos e esse ano será a 18º edição e damos esse apoio às escolas e incentivamos, motivamos os professores de matemática para fazerem as inscrições dos alunos. A participação na OBMEP é de responsabilidade das escolas e dos professores”, disse Luciano.

+ Educação