Saturday, 20 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
10/02/2023

Prefeito de Alhandra faz parceria com o Programa Mais Pecuária Brasil que irá proporcionar melhoramento genético do rebanho no município








O Prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, participou nesta sexta-feira(10) de live com a Confederação da Agricultura Familiar (Conafer). O evento online no canal da Conafer no Youtube reuniu diversos representantes de municípios de outros estados. O lançamento da participação do município no programa trará o melhoramento genético do rebanho local.





“O que pudermos contribuir estamos à disposição enquanto município de Alhandra. Gosto de participar e acompanhar de perto as ações que contribuem com o desenvolvimento de nossa região”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.   


Com a participação de Alhandra no Programa Mais Pecuária Brasil, o município será beneficiado com inseminação artificial. “Um acordo de Cooperação Técnica foi formalizado entre a Conafer e a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura do Programa Mais Pecuária Brasil. O acordo proporciona o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte do município de Alhandra. A Conafer se compromete a entregar uma certa quantidade de prenhezes por ano, sendo renovável durante quatro anos. Essa demanda é de acordo com o rebanho do município, como a Alhandra possui um rebanho menor o total de prenhezes será menor. É um programa de inseminação artificial para melhoramento do município”, disse o secretário municipal de Agricultura e Agropecuária, Marcos Antônio.


O acordo de cooperação técnica tem o objetivo a integração de esforços entre o município de Alhandra e Conafer para colocar em prática o Programa Mais Pecuária Brasil. Ele irá aprimorar as ações que proporcionam o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte no município. 


A Conafer irá acompanhar as ações que serão desenvolvidas durante a execução do programa. De acordo com o programa, ela se compromete em entregar até 600 prenhezes por ano no município, totalizando 2.400 prenhezes ao final do programa, podendo este número ser menor de acordo com o tamanho do rebanho do município ou  da disponibilidade de animais aptos. Cada prenhezes será confirmada através de diagnóstico de gestação feito por ultrassonografia no período de no mínimo 60 dias após a inseminação artificial. Este diagnóstico deve ser realizado por um técnico da Conafer. 


Com o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, também estava a vice-prefeita, Zilda do Varejão, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcos Antonio, e o subprefeito de Mata Redonda, Silvio Ferreira. 

fonte: Secom  


+ Natureza




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados