Friday, 19 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
10/05/2023

CREAS, em Alhandra, realiza oficina para discutir sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente








A Prefeitura de Alhandra, por meio das Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou nesta terça-feira(09) a oficina sobre a Campanha Nacional - Maio Laranja - por este ser o mês de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente, com o tema: “Juntos fazemos bonito”.




A oficina iniciou por volta das 8h30 e aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a presença de representantes de diversos setores que compõem o Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente(SGDCA), como: Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do NUCA. 


“O maior objetivo da Campanha Maio Laranja é fortalecer a rede municipal e conscientizar todos os agentes envolvidos, seja na Educação, na Saúde, como: professores, diretores, supervisores, agentes comunitários de saúde e profissionais da Assistência Social que também participa desta oficina para construir um fluxo que será trabalhado dentro do nosso município”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Juliana Vidal.


Segundo o secretário municipal de Educação, Fernando Lima, as orientações que são passadas aos profissionais os orientam a como se portar diante de situações que apresentam sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “ A Educação em Alhandra está voltada em orientar os adolescentes e as crianças quanto o que é abuso e exploração sexual. Em todas as escolas nós fazemos projetos voltados para este tema com orientações, incentivo a busca por ajuda. As nossas escolas são parceiras das famílias, da comunidade junto aos órgãos competentes para o combate desta prática que tem  feito tragédias, em famílias e crianças”, disse o secretário municipal de Educação, Fernando Lima. 


Além de profissionais da Assistência Social e Educação, envolvimento nessa luta em combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes há também a participação dos profissionais de saúde e quem explica pra gente é o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho. “Nós trabalhamos não só o Maio Laranja, mas todo o ano com diversas ações. Os funcionários da Saúde estão sensibilizados para receber essa demanda e fazer a notificação. Sabemos que só é possível se planejar com notificação compulsória que Secretaria de Saúde recebe, tanto pelo hospital, que é uma porta aberta para receber todas as demandas, inclusive de violência e abuso sexual de crianças e adolescentes   quanto as UBS e os outros estabelecimento de saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvallho. 










   


fonte: Secom


+ Outras




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados