Saturday, 20 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
29/05/2023

Saúde, em Alhandra, realiza campanha contra o tabaco em feira livre, na cidade; ação ofertou vacinas, testes rápidos, atendimento médico e odontológico

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação da campanha contra o tabaco na feira livre na cidade de Alhandra, no último domingo(28). O secretário de saúde, Harvey Carvalho, acompanhou as equipes de saúde, que aplicaram imunizantes, realizaram testes rápidos, atendimentos médicos e odontológicos. Além das orientações sobre o perigo à saúde que o tabagismo provoca.

Os atendimentos médicos foram realizados no consultório móvel que ficou estacionado em frente a Prefeitura de Alhandra, ao lado dele também foram ofertados atendimentos odontológicos por meio do odontomóvel.

As equipes de saúde realizaram cerca de 24 testes rápidos e todos deram negativos: oito testes de HIV, Hepatite B e Hepatite C. Com a oferta de imunizantes foram aplicadas 71 doses contra a influenza(gripe) e 49 doses contra a Covid-19 totalizando 120 doses dos imunizantes.

Com uma preocupação quanto à saúde diante do tabagismo, equipes de saúde fizeram uma busca ativa na feira livre e cerca de 100 pessoas foram abordadas recebendo uma breve orientação quanto aos problemas de saúde que podem surgir. O secretário de saúde, Harvey Carvalho acompanhou a ação. “Hoje nós estamos trazendo serviços de saúde, a exemplo da campanha de combate ao tabagismo no nosso município e estamos fazendo essa busca ativa na nossa feira. Também fizemos testes rápidos e administração das vacinas contra a gripe e Covid-19. Nessa proposta trouxemos os dois consultórios, um com dentista e outro com médico, aqui para a feira  para levar saúde mais próxima à nossa população. A busca ativa visa identificar pessoas que estejam com câncer de boca. Fazemos a identificação e depois o encaminhamento necessário”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho.

A médica, Silvana Pinto, que também é coordenadora da campanha contra o tabagismo contra sobre a ação na feira livre da cidade. “Damos hoje o pontapé inicial com a busca ativa aos possíveis pacientes tabagistas. Entendemos que existe uma população muito grande que precisa deste tratamento, o tabagismo é considerado uma epidemia e também é tratado como doença e essas pessoas precisam deste tratamento. Aqui em Alhandra a gente já dispõe de todo medicamento, pois o município oferta gratuitamente aos pacientes. E o mais importante é ele ter consciência de que o hábito de fumar, o paciente vai adoecer, pois o tabagismo afeta todo os órgão do corpo humano. Os números dos problemas de saúde causados pelo fumo são alarmantes. Para se ter uma ideia, todos os dias morrem no Brasil 466 pessoas em decorrência do hábito de fumar. Outro alerta é o número de jovens  que estão iniciando o hábito com idades entre 14 e 16 anos. Diante disso a Prefeitura irá iniciar um trabalho para atender esse público”, disse a médica Silvana. Ela ainda disse que a Prefeitura irá montar um ambulatório do tabagismo com uma equipe multifuncional.

A dona de casa, Silvanete, conversou sobre a importância desta orientação. “Muita gente fuma e não tem o conhecimento do mal que provoca à saúde ou às vezes sabe que imagina que o problema de saúde não vai acontecer com ela. Eu já perdi avô por conta do fumo. Tenho uma tia que quase morreu por conta do tabaco e a minha mãe parou de fumar já faz 20 anos e essa ação é muito importante para nós”, disse Silvanete.

Francisco é fumante e já tentou parar de fumar umas cinco vezes e não conseguiu. “Já tentei parar de fumar umas cinco vezes, dessas uma vez consegui passar uns oito meses sem fumar. É difícil deixar, mas com o auxílio da Prefeitura vou tentar parar de fumar mais uma vez e gostei da proposta da prefeitura”, disse Francisco.