Friday, 19 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
02/06/2023

Destaque na Agricultura Familiar, Alhandra, recebe representante Governo Federal e do PAA da PMJP; visita pode trazer novas estratégias para o programa






Alhandra possui parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) que recebe recursos do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A visita técnica com representante do MDS iniciou, nesta quinta-feira(01), com uma reunião no Centro Social Gilberto Valério com a presença de agricultores que são beneficiados pelo programa. O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, os secretários municipais, os vereadores e representante da Emater, acompanharam o evento. O objetivo da visita é entender quais são as demandas para planejar novas estratégias de formulação do PAA. 









O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, Marcelo Rodrigues, falou durante encontro que o município de Alhandra tem agricultores esforçados e trabalhadores. Ele ainda falou do apoio que os agricultores recebem por meio do PAA e PMAAF. “É importante que os produtores da Agricultura Familiar tenham esse apoio do serviço público. Atualmente em Alhandra, temos um programa municipal, pois a Prefeitura por meio da Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que criou o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar (PAMAAF). Contribuímos também com a distribuição de horas de cortes de terra aos agricultores, de sementes para plantio e fazermos a aquisição por meio do programa. E na outra ponta distribuímos para a comunidade mais carente da população de Alhandra os alimentos. Desta forma fortalecemos a agricultura. A Prefeitura de Alhandra sempre pensando em contribuir com as políticas públicas. Também temos a Cozinha Comunitária que disponibiliza alimentos três dias por semana. O nosso agricultor precisava desse apoio do serviço público e aí nós estamos dando condições, pois sabemos a dificuldade, também sou agricultor e sei que é uma classe muito necessitada do apoio do serviço público. Nós fizemos essa parceria com a Prefeitura de João Pessoa, uma vez que temos um leque de agricultores formado por pessoas trabalhadoras que produz muito e o município não absorve toda a produção. Com essa parceria temos um ponto de apoio junto a Prefeitura de João Pessoa para o produtor vender sua produção”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.





A consultora Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas (FAO/ONU) e do MDS, Juliana Theodora, falou do planejamento que será feito a partir de visita para fortalecer a agricultura familiar por meio do PAA. “Estou por meio da FAO trabalhando junto ao MDS para fortalecer esses equipamentos públicos: restaurantes populares, cozinhas comunitárias, banco de alimentos e também o PAA que abastece esses equipamentos e as instituições. É muito importante essa visita neste momento. Queremos conhecer e entender quais são as demandas pensando em novas estratégias de formulação do programa. O PAA é um grande programa  que fomenta a agricultura familiar, o pequeno produtor  e em outro ponto ele fortalece as famílias em estado de vulnerabilidade social. Então a gente consegue garantir os recursos que escoam a produção desse produtor, também que ele tenha a possibilidade de plantar sabendo que vai ter quem compre esse alimento e em outro ponto tentamos combater de alguma forma a fome, contribuindo com a segurança alimentar que está cada vez maior nesse país. Temos essa expectativa de visitas in loco, estou visitando o país inteiro para entender essa experiência e ver quais são os gargalos, quais são as dificuldades e como vamos auxiliar em nível federal. O objetivo é que esse programa seja fortalecido cada vez mais”, disse Juliana.




O agricultor Antônio Silva recebeu a equipe em sua propriedade. Ele conta que o PAA compra a produção da agricultura familiar a preço justo. “É muito importante essa parceria pois quem sobrevive da agricultura é muito difícil. O incentivo da Prefeitura de Alhandra e da Prefeitura de João Pessoa à agricultura familiar é de grande importância. Nós temos uma grande dificuldade para sobreviver na roça e a situação da agricultura não é fácil. Mas com esse incentivo, essa compra de alimentos vem nos ajudar bastante. Nós temos a certeza que vamos vender o alimento porque muitas vezes a gente não consegue vender o alimento e quando vamos vender é um preço que não é justo. Aqui pelo PAA temos a certeza que vamos vender no preço justo e receber e isso é de grande importância. Saber que um produto meu está alimentando muitas famílias na cidade é muito gratificante não só meu, mas de outros agricultores que fazem parte do programa é muito bom”, disse Antônio. 






A diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de João Pessoa, Ivoneide de Araújo Silva, fala da parceria entre Alhandra e João Pessoa. “Alhandra é um parceiro nosso no PAA, passamos dois anos e meio sem executar esse recurso do Governo Federal e hoje estamos aqui executando esse projeto lindo juntamente com as prefeituras parceiras que são Alhandra e João Pessoa. Alhandra tem atendido muito bem, na questão de quantidade para atender o banco de alimentos de João Pessoa. É uma parceria que queremos continuar e está junto com este município. Essa visita técnica fortalece o PAA, uma vez que o Brasil entrou com o mapa da fome e o programa vem, contudo, com novas propostas que vão surgir. O quantitativo de toneladas vai aumentar e é justamente por isso que Juliana Theodora Consultora da Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas (FAO/ONU) e consultora do MDS, está aqui com os agricultores”, disse Ivoneide. Com ela estavam o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Italo  Procópio, e a chefe de Divisão do PAA e Coordenadora Banco de Alimentos, Roberta Lima.



 


O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcos Antônio, disse que já são beneficiados pelo PAA-PMJP cerca de 15 agricultores. “Essa parceria fortalece a agricultura familiar em nosso município. Parceria que já vem de longas datas, pois já são 15 anos. Há dois anos e meio estava parado esse projeto e estamos retomando a partir de hoje. Temos atualmente 15 agricultores participando do PAA -JP vendendo 15 mil reais durante um ano. Eles produzem: inhame, macaxeira, milho e outros produtos. Somos gratos por termos produtos de qualidade em nossa agricultura familiar”, disse Marcos.






Mais fotos aqui


fonte: Secom


              


+ Outras




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados