Thursday, 25 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
05/06/2023

II Junho Multicultural: Tradicional Festa de Santo Antônio acontece de 8 a 10 junho na localidade de Mata Redonda, em Alhandra

O II Junho Multicultural começa nesta quinta-feira(08) com a programação religiosa, em comemoração ao padroeiro de Mata Redonda, Santo Antônio. A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, divulgou a programação que contará com diversas atrações. O evento será realizado ao lado do campo de futebol o Silvão, de 8 a 10 de junho e no Polo Alhandra nos dias 16 e 17.

A abertura das comemorações do padroeiro de Mata Redonda começa com a programação religiosa ainda na quinta-feira(08). A partir das 19h, shows com os padres, Sandro Santos e Antônio Maria. O Padre Sandro foi ordenado sacerdote em 25 de maio de 2018. Na sua missão de sacerdote, é animador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana da Paraíba. Ele é moderador, diretor espiritual e presidente da Comunidade Católica Consolação Misericordiosa.  O Padre Antônio Maria, nome adotado por Antônio Moreira Borges, é um sacerdote católico e cantor brasileiro, tendo se apresentado em duetos com Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e Ângela Maria, bem como realizado uma apresentação para o então Papa João Paulo II.

Na sexta-feira(09), a partir das 21h, segundo dia das comemoração de Santo Antônio, inicia-se a festa profana com muito forró. A abertura da programação deste dia ficou por conta da banda formada por artistas locais, Forrozão RDL. A participação de artistas locais em festividades no município é uma forma de valorizar os talentos existentes na região e fazê-los conhecidos pela população. Ainda na sexta-feira irá se apresentar no palco Junior Viana. No ano de 2017, ele teve seu estouro maior, com foi o lançamento de sua música nova “Laranjinha” que teve a participação de Wesley Safadão em vídeo clipe. Todos sabemos, que a cena arrocha/sertaneja andam lado a lado e nada melhor para Junior Vianna, uma parceria como a de Safadão.  Para encerrar a noite a animação será por conta da cantora Eduarda Brasil, nome artístico de Maria Eduarda Brasil Alencar foi vencedora do programa The Voice Kids, da Rede Globo, em 8 de abril de 2018, com 40,51% do voto popular. Nascida em Cajazeiras, foi criada desde muito pequena em São José de Piranhas, precisamente no Sítio Barra. Aos 5 anos começou a cantar, motivada pelo pai e pela tia, que tocam no forró no município. Com 12 anos decidiu se apresentar com a família, mesmo período em que participou e conquistou um festival. Eduarda gosta de escutar MPB e forró, notadamente Mastruz com Leite, Limão com Mel, Jorge Vercilo, Djavan e Roberto Carlos.

O sábado(10), a partir das 21h, último dia de festividade, terá o artista local Raffa Reis. Logo em seguida o cantor Ranniery Gomes subirá ao palco. Ele é autodidata da cidade de Campina Grande, na Paraíba, onde nasce o Maior São João do Mundo, Ranniery chegou meio tímido e foi conquistando seu espaço no mercado fonográfico trazendo um modo particular de tocar forró.  E para fechar a noite e as festividades de Santo Antônio, a cantora Gil Mendes, uma das mais belas vozes do cenário forrozeiro. Natural de Lajedo (PE). O início de sua trajetória profissional foi bastante cedo, logo aos 11 anos de idade,começando a atuar como cantora e locutora. Em pouco tempo a vocalista já estaria pronta para encarar seu primeiro desafio profissional estreando no projeto "Paulistinha e Banda", em sua cidade Natal. Mas foi atuando profissionalmente a frente da "Banda Styllus" de Limoeiro do Norte que seu nome seria conhecido em todo o Nordeste, abrindo espaço para suas primeiras aparições no programa do Ratinho e Raul Gil. Logo após foi vocalista das Bandas gaviões do forró, forró Real e forró da Curtição. Em 2013 foi convidada por Wesley Safadão a dividir o palco na banda Garota Safada. Ao longo de sua carreira Gil Mendes se apresentou em grandes eventos e dividiu o palco com nomes como Wesley Safadão, Solange Almeida e (Xande Aviões do Forró), além dos sertanejos Gustavo Lima, Jorge (dupla Jorge e Mateus),Zezé de Camargo e Luciano, e os artistas Xanddy (Harmonia) e Anitta. No segundo semestre de 2016 chegou a hora de alçar voos mais altos e a menina Gil deu início a sua carreira solo.

No dia 16, a festa continua a partir das 16h, em frente a Câmara Municipal, no Polo Alhandra. Com a participação das escolas do município, feira de artesanato, cidade cenográfica e o grupo conviver e no dia 17, a partir das 18h, apresentação de quadrilhas juninas da região, cidade cenográfica, feira de artesanato, grupo folclórico e forró pé de serra.

+ Cultura