Wednesday, 01 de May de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
15/06/2023

Quadrilha Junina Luar, de Alhandra, estreia no XX Concurso Paraíba Junino 2023 na Arena Almeidão, em João Pessoa

Representando Alhandra, a quadrilha junina Luar, esteve na Arena Almeidão, na última terça-feira (13), com mais sete quadrilhas no XX Concurso Paraíba Junino 2023. Com muito entusiasmo o público aplaudiu de pé o espetáculo de cores e a inovação na forma de contar as histórias.

O evento reunirá até a sexta-feira(16) as melhores juninas do estado exibindo suas coreografias. “As duas primeiras noites do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas são um exemplo claro da força e da potência criativa das nossas juninas. Em toda a Paraíba, temos uma capacidade muito grande de criatividade cultural e isso se expressa também em torno das culturas juninas e das quadrilhas”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O secretário municipal de Cultura, Juventude, Esportes e Turismo, Charles André falou da alegria em ter uma representação de Alhandra no XX Concurso de Quadrilhas Juninas. “Quadrilha junina é sinônimo de São João, então nada mais justo que investimos nesses jovens que se dispõe e com muita garra a representar a nossa cidade hoje e nível estadual. Vendo o exemplo da Luar tenho certeza que mais pessoas da cidade de Alhandra se sentirão motivadas, pois reacenderam a chama, pois espalhou a brasa para que retomem os trabalhos. Então quero parabenizar a junina Luar  por essa conquista tão importante levando o nome do nosso município para o estado. É um compromisso da Prefeitura de Alhandra valoriza a cultura e a cultura do São João, em Alhandra, estava um pouco parada e graças a quadrilha junina Luar, em atividade em nosso município está levando o nome não só de Alhandra, mas do Litoral Sul no concurso de quadrilhas juninas”, disse Charles.

Para o coreógrafo, Glaucimar a semente está bem regada. “É uma satisfação muito grande. Venho desde de pequeno lutando, muitos que estão aqui foram meus alunos. A gente foi plantando a semente e olha onde a gente chegou com muito orgulho e com o apoio. Só temos que agradecer e defender com muita garra. Acredito que primeiramente Deus e a nossa garra e o apoio. Acredito que quando nos juntamos e nos unimos a cultura fica perfeita. É muito gratificante estar entre as melhores da Paraíba e vamos defender com muita garra”, disse o presidente e coreógrafo Glaucimar Shanty.

Quadrilhas – A noite da última terça começou com show de Ranniery Gomes e, logo depois, se apresentaram as quadrilhas juninas, inclusive a junina Luar, que conquistou o segundo lugar na etapa Santa Rita – Região Metropolitana, apresentou o tema ‘Nordestino sim, sinhô’.

O XX Concurso Paraíba Junino 2023 é realizado pela Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (Fequajune-PB), com apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult). O evento conta ainda com a parceria da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa.

Premiação – Até chegar à etapa final do estadual, que está acontecendo em João Pessoa, foram realizadas dez etapas eliminatórias por todo o estado, classificando 31 quadrilhas. As melhores serão anunciadas nesta quinta-feira.

A Fequajune-PB, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, vai premiar as cinco primeiras com um valor específico, e todas as outras participantes, da 6ª à 31ª, recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 2 mil para poder se deslocar até o evento.

Para as cinco melhores avaliadas, a premiação é de R$ 12 mil para o primeiro lugar; R$ 10 mil para o segundo; R$ 8 mil para o terceiro; R$ 6 mil para a quarta colocada; e R$ 4 mil para a junina que ficar na quinta colocação.

A campeã vai para a etapa nacional da Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (Confebraq) e também para o Nordestão, da TV Globo. Já a vice-campeã, vai para o Nordestão da União Nordestina das Entidades Juninas (Unej) e também para o Arraiá Brasil, em Brasília. Elas irão representando a Fequajune-PB e a Paraíba.

+ Cultura