Wednesday, 01 de May de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
22/01/2024

Multidão comparece a praça no bairro do Oiteiro durante Festa de Gilberto, em Alhandra, no sábado; no domingo teve feira de artesanato, tourada, pau de sebo e apresentações









Multidão compareceu à tradicional Festa de Gilberto, no bairro do Oiteiro, neste fim de semana. No último sábado(20) uma programação especial agitou a noite na praça no bairro do Oiteiro e no domingo(21) uma programação cultural iniciou por volta das 16h.  









O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, acompanhou os shows e com ele estava a primeira dama, Nadjane Almeida, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, o deputado estadual, Felipe Leitão, os vereadores: irmão Beto, Francis de Ginaldo, Chico, Rato, Daniel Miguel, Del do Mercadinho, Manoel do Posto, Tenente Belmiro, Moizés Marinho e os secretários municipais. 


“Estou muito feliz pois o município tem avançado em muitas ações. Graças ao equilíbrio financeiro conseguimos manter em dia nossas obrigações, a exemplo do pagamento do funcionalismo público. Temos investimentos em todo o município. E hoje aqui recebemos a população em praça pública, nosso deputado Felipe Leitão que tem sido nossa voz na Assembleia Legislativa. Aqui também está a nossa primeira dama Nadjane Almeida, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, também estão nossos vereadores que tem lutado pelo nosso município, nossos secretários e é claro a população que veio aproveitar essa linda festa aqui no bairro do Oiteiro”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues. 


O deputado estadual, Felipe Leitão, falou da alegria em está em Alhandra “Quero aqui parabenizar a prefeitura que realizou essa tradicional festa que tem uma simbologia muito grande. Pra mim é motivo de muita alegria estar aqui falando com o cidadão alhandrense recebendo o carinho o abraço, o aperto de mão sobre tudo o reconhecimento do nosso trabalho”, declarou o deputado Felipe Leitão 


De acordo com o secretário municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, Charles André, a expectativa foi superada. “Começamos 2024 da melhor forma, com o pé direito. Neste sábado tivemos grandes shows em praça pública, no domingo várias atrações culturais como a feira de artesanato, tradicional tourada, brincadeira do pau de sebo, apresentação de capoeira e o teatro com bonecos de fantoches do grupo Babaulengo. E como sempre a Prefeitura de Alhandra faz na nossa programação inovamos e tivemos as apresentações de dois artistas locais”, afirmou Charles André.  


A noite de sábado iniciou com MC Guizinho, logo em seguida subiu ao palco a banda Lágrimas de Amor, atrações locais que agitaram as primeiras horas de shows na praça São Sebastião, no bairro do Oiteiro. 


Por volta das 23h quem agitou a multidão foi a cantora, Danieze Santiago e em seguida Japãozin. Todos os setores da prefeitura, como serviços urbanos, infraestrutura, Guarda Municipal, SMTRAN, entre outros, contribuíram com a Festa, dentro do espírito de integração com a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo. 











Já no domingo(21) houve apresentações culturais na praça São Sebastião, no bairro do Oiteiro. Um grupo de capoeira se apresentou por volta das 16h e no mesmo local o grupo de teatro de fantoches Babaulengo. No local também estava funcionando desde sábado a feira de artesanato que contou com a participação de 11 artesãs. A poucos metros da praça o público teve a oportunidade de aproveitar a tradicional tourada e também a brincadeira de pau de sebo. 























Origem da festa


O casal Gilberto e Inácia teve um filho – Jurandir – que nasceu com sérios problemas de visão. Na época, os médicos não conseguiram diagnosticar a doença da criança nem tão pouco resolver o problema que trazia muito sofrimento a toda família. Diante da situação do filho, que chorava sangue, o Sr. Gilberto decidiu fazer, em segredo, uma promessa para São Sebastião: caso seu filho fosse curado, o pai faria uma festa para o santo todos os anos. No outro dia, logo pela manhã, Dona Inácia, chama o marido, cheio de felicidade para contar que o filho estava completamente curado. Com isso, Sr. Gilberto passou a cumprir sua promessa e festejar o Dia de São Sebastião, que logo ganhou adesão da família, vizinhos e amigos. Em 1989, Sr. Gilberto faleceu, mas seus descendentes não deixaram a festa acabar, inclusive o filho Jurandir também já falecido. O sucesso do evento foi tão grande que a Festa de Gilberto do Bairro do Oiteiro passou a fazer parte do calendário de festividades da cidade de Alhandra.


fonte: Secom


+ Cultura




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados