Saturday, 27 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
21/12/2023

UBS Taperubus, em Alhandra, realiza em alusão a Campanha Dezembro Vermelho; mês de prevenção ao HIV





A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde, Âncora Taperubus (UBS) realizou nesta quinta-feira(21), atendimentos de saúde voltados à prevenção ao HIV. A ação faz parte da Campanha Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de promover a prevenção ao HIV. 



Uma palestra sobre a prevenção do HIV. O HIV é um retrovírus de uma subfamília chamada Lentiviridae. Como a maioria de seus primos, ele tem um longo período de incubação (os sintomas associados demoram a aparecer), infecta células sanguíneas e compromete o sistema imunológico, aquele responsável pelas defesas do nosso corpo.


O HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.


Ainda durante a palestra a médica, Juliana Araújo e a enfermeira, Valeska Ferreira, conversaram com os pacientes sobre os meios de transmissão, diagnóstico e tratamento. Na oportunidade foram realizados testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, HCV e HBsAg. Os profissionais de saúde da unidade também distribuíram preservativos e panfletos. 


fonte: Secom


+ Ciência e Saúde




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados