Saturday, 27 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
10/03/2024

Mutirão de mamografia e ultrassonografia reúne mulheres em dia de exames na Policlínica Municipal e Clínica da Mulher, em Alhandra, neste sábado










A Prefeitura de Alhandra, por meio da Policlínica Municipal e Clínica da Mulher, realizou neste sábado(09) mutirão de mamografia e ultrassonografia. Esses exames foram pré-agendados pelas Unidades Básicas de Saúde, mas para quem fez os exames citológicos não foi necessário realizar o agendamento. O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, e o coordenador da Atenção Primária em Saúde, Heleno Bernardino, estiveram no local para acompanhar os serviços juntamente com a diretora do órgão, Úrsula Félix. 



Os atendimentos iniciaram às 8h da manhã. Segundo diretrizes do INCA para a detecção precoce do câncer de mama, a mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, uma vez a cada dois anos. Os 48 exames foram realizados no caminhão “Amigo do Peito” equipado especialmente para realizar esse tipo de exame. 



Também foram realizados testes rápidos de glicemia e verificação de pressão arterial. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, a Policlínica e Clínica da Mulher tem funcionado até os finais de semana. “Neste sábado demos continuidade ao mutirão de saúde que iniciamos ainda na sexta-feira. Realizamos exames de mamografias pré-agendadas para mulheres de 50 a 69 anos. Também realizamos neste sábado mutirão de ultrassonografia. Para comemorar a semana da mulher oferecemos prestação de serviço voltado especialmente para as mulheres. É com grande alegria que comunicamos que a Secretaria de Saúde junto com a Policlínica está funcionando até mesmo aos finais de semana para atender a toda a população alhandrense com mais de 23 especialidades. Todo sábado temos um especialista recebendo mulheres para realizar o preventivo citológico sem agendamento”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho.





Maria Aparecida disse que é uma alegria ver o órgão público também funcionando aos finais de semana para beneficiar a população de Alhandra. “É uma alegria imensa ver e usar o serviço público de saúde também aos finais de semana em Alhandra. Nos traz comodidade e mais tranquilidade, por ser um sábado. Hoje vim aqui com minha filha para que ela pudesse realizar o exame de ultrassonografia. Estamos muito felizes com o serviço de saúde ofertado pela Prefeitura de Alhandra”, disse a dona de casa Maria Aparecida. 













fonte: Secom


+ Ciência e Saúde




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados