Saturday, 27 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
27/03/2024

Prefeitura de Alhandra realiza dia D de Vacinação contra a gripe influenza, na cidade de Alhandra e na localidade de Mata Redonda; 669 doses aplicadas em dois dias de ações

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (22) e nesta terça-feira(26) dia D de vacinação contra a gripe influenza no município de Alhandra. O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, acompanhou as ações.

Na sexta-feira(22) a vacinação aconteceu em horário especial das 13h às 20h na quadra da Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó e aplicou cerca de 373 doses. Já nesta terça-feira foram aplicadas 296 doses.

Para receber a vacina foi preciso apresentar documento com foto, cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação.

Fazem parte do grupo prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito. A vacina promove a proteção contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).

A Covid-19 e a Influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a influenza para atualização da situação vacinal para Covid-19 nos grupos elegíveis.

+ Ciência e Saúde