Saturday, 27 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
21/02/2024

Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra a Dengue, em Alhandra









No território municipal de Alhandra, nesta quarta-feira (21), as salas de vacina da Rede Municipal de Saúde começaram a receber crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos para tomar a dose do imunizante Qdenga, que protege contra a dengue. O imunizante tetravalente é produzido a partir do vírus vivo atenuado, desenvolvido de forma segura e eficaz para promover a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vacinaram das 8h às 12h. 




“Este foi um dia muito importante, pois começamos hoje a receber as crianças e adolescentes e adolescentes nas salas de vacinas de Alhandra. Para isso contamos com todos os profissionais capacitados para orientar e atender com segurança esses usuários”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho.  


Ele ainda disse que o esquema vacinal é composto de duas doses e os pais e responsáveis devem estar atentos a esses prazos. Milena Ferreira, 13 anos, esteve logo cedo na UBS Oiteiro para receber a D1 do imunizante. Quem também compareceu foi Joalisson Barbosa, 10 anos.   



A vacina contra a dengue foi incorporada à assistência preventiva do Programa Nacional de Vacinação, do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão das faixas etárias pré-estabelecidas foi baseada nas taxas de hospitalização dos últimos cinco anos no Brasil. Na Paraíba, ficou definido que os municípios da 1ª Região de Saúde seriam contemplados com as doses da vacina.


Duas doses de proteção – O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.


fonte: Secom


+ Ciência e Saúde




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados