Saturday, 27 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
22/02/2024

Sábado é Dia D de Multivacinação, em Alhandra, e as salas de vacina estarão abertas; serão oferecidas vacinas de rotina e contra a dengue para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal Saúde fará neste sábado(24) Dia D de multivacinação em todo o território municipal. A vacinação inclui imunização contra a Dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As salas  de vacina de todas as Unidades Básicas de Saúde no território municipal estarão abertas das 9h às 16h.

Os profissionais da Vigilância Epidemiológica da Rede Municipal de Saúde estarão neste sábado dedicados a garantir a prevenção e a proteção com a vacinação e atualização da caderneta de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A imunização será até às 16h.

O Dia D de Multivacinação tem o objetivo de fortalecer a cobertura vacinal com as doses de rotina e reforçar a Campanha de Vacinação contra a Dengue para o público com idades entre 10 e 14 anos.

O imunizante tetravalente é produzido a partir do vírus vivo atenuado, desenvolvido de forma segura e eficaz para promover a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).

A vacina contra a dengue foi incorporada à assistência preventiva do Programa Nacional de Vacinação, do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão das faixas etárias pré-estabelecidas foi baseada nas taxas de hospitalização dos últimos cinco anos no Brasil. Na Paraíba, ficou definido que os municípios da 1ª Região de Saúde seriam contemplados com as doses da vacina.

Duas doses de proteção – O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.