Saturday, 27 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
25/02/2024

Alhandra aplica mais de 1 mil doses de vacinas no Dia D contra a dengue, covid e vacinas de rotina e Covid

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado(24) o Dia D de Multivacinação. Os imunizantes foram ofertados para todos os públicos em todas as salas de vacinas no território municipal. Foram aplicadas 1004 doses de vacina, apenas neste sábado. A vice-prefeita, Zilda do Varejão, acompanhou o dia D de Multivacinação.

Com todas as Unidades Básicas de Saúde funcionando das 8h às 16h, muitas pessoas aproveitaram o sábado para colocar em dia a caderneta de vacinação. “Comemoramos a procura neste dia D, pois tivemos um dia expressivo de cuidado com a saúde em nossas UBS. Foram aplicadas 1004 doses de imunizantes, cerca de 384 contra a dengue, 422 de rotina e 198 contra a Covid-19.

O Dia D teve o objetivo de fortalecer a cobertura vacinal com as doses de rotina e reforçar a Campanha de Vacinação contra a Dengue para o público com idades entre 10 e 14 anos.

Vacina contra a Dengue

O imunizante tetravalente é produzido a partir do vírus vivo atenuado, desenvolvido de forma segura e eficaz para promover a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).

A vacina contra a dengue foi incorporada à assistência preventiva do Programa Nacional de Vacinação, do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão das faixas etárias pré-estabelecidas foi baseada nas taxas de hospitalização dos últimos cinco anos no Brasil. Na Paraíba, ficou definido que os municípios da 1ª Região de Saúde seriam contemplados com as doses da vacina.

Duas doses de proteção – O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.