Saturday, 27 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
04/03/2024

Mutirão oftalmológico: Alhandra realizou durante o fim de semana Cirurgias de Pterígio pré-agendadas; os procedimentos foram realizados no sábado e no domingo





A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado(02) e domingo(03), 33 cirurgias de pterígio na Policlínica Municipal e Clínica da Mulher na cidade de Alhandra. O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho acompanhou a ação.






“Nesse mutirão pré-agendamos 20 cirurgias para o sábado e 20 cirurgias para o domingo. Com isso a Prefeitura de Alhandra está proporcionando qualidade de vida para nossa população através da cirurgias de pterígio é a cidade de Alhandra avançando cada vez mais nas políticas públicas”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho.  O município de Alhandra tem buscado cada vez mais trazer os serviços de saúde de forma eficaz para mais perto da população. Alguns pacientes não puderam passar por cirurgias por apresentarem a pressão arterial alterada, antes do procedimento. 




O pterígio pode se iniciar numa lesão prévia, pinguécula (tipo de degeneração da conjuntiva no olho) ou desenvolver-se por si só. Este tipo de lesão espessa pode crescer no sentido da córnea, a camada externa transparente localizada à frente do globo ocular e que é fundamental para a visão.

 

A Cirurgia de Pterígio consiste na remoção dessa “carne” com uso de anestesia local e, depois, realiza um micro enxerto conjuntival. O procedimento é considerado simples e de fácil recuperação. Mas, infelizmente, a cirurgia pode apresentar recidiva da lesão. No entanto, o método com enxerto diminui essa probabilidade.


A diretora da Policlínica Municipal e Clínica da Mulher, Úrsula, explica como a população que precisa do serviço o que deve fazer para ter acesso. “Primeiro o paciente deve passar por uma consulta com os oftalmologistas, em seguida eles vão solicitar exames laboratoriais para saber se está tudo bem com você. Havendo necessidade nós marcaremos uma data para que o procedimento seja realizado. Lembrando que os seus exames de rotina precisam estar em dia. Se for um paciente diabetico e estiver com a taxa muito elevada precisamos tratar e aqui nós também oferecemos tratamento com a nossa endocrinologista. Esses procedimentos são pré-agendados nas Unidades Básicas de Saúde(UBS) que ficam perto da sua casa lá é por onde tudo começa”, disse a diretora da Policlínica Municipal, Úrsula.       


A paciente, Irene Severina do Nascimento, diz que a Policlínica Municipal tem sido bem atendida pelo órgão, em Alhandra.  “Quero agradecer a Deus por estar aqui hoje. Vim fazer a cirurgia do meu olho. Fiz exame e graças a Deus foi marcado pra hoje e é uma maravilha essa clínica aqui. Foi a melhor coisa que Deus fez por meio da Prefeitura de Alhandra. Antes quando precisávamos fazer qualquer exame tínhamos que nos deslocar para João Pessoa. Às vezes tinha carro pra levar e às vezes ia pagando. Há momentos em que não temos condições de comprar as coisas e pagar passagens. E aqui pra mim é ótimo, as pessoas da recepção são muitos legais, o médico também são ótimas pessoas”, disse Irene. Ela foi uma das pacientes que passou por cirurgias de pterígio em Alhandra neste fim de semana.           


De acordo com a Policlínica Municipal e Clínica da Mulher, além do mutirão de oftalmologia, houve seis atendimentos com médico vascular angiologista, quatro inserção de DIU e 11 exames citológicos. 



fonte: Secom


+ Ciência e Saúde




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados