sábado, 27 de julho de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
07/06/2024

Caravana da Podologia: Prefeitura de Alhandra promove Mutirão de podologia na UBS Oiteiro

Em uma iniciativa voltada para a saúde e bem-estar da população local, a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (06) a "Caravana da Podologia". Este mutirão de podologia aconteceu na UBS Oiteiro, das 9h às 15h, e foi especialmente destinado a pacientes diabéticos moradores da região.

A usuária do serviço, a dona de casa Gisele Bernardino, elogiou o atendimento: "Estou amando, muito bom, o atendimento é maravilhoso, as meninas são ótimas profissionais. E é assim que ela cuida dos nossos pés. Estou gostando e super indico as pessoas quando eu fiquei sabendo vim logo, já é a segunda vez que eu venho."

O Prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, também acompanhou o evento e ressaltou a importância das ações como essa para a saúde da população: "A Caravana da Podologia é uma demonstração do nosso compromisso com a saúde dos alhandrenses. Sabemos que a diabetes é uma condição que exige cuidados constantes, e nosso objetivo é oferecer todo o suporte necessário para que nossos moradores tenham uma vida mais saudável e livre de complicações."

O Secretário Municipal de Saúde, Harvey Carvalho, destacou a importância da ação: "Estamos aqui na UBS do Oiteiro realizando uma ação em podologia no Sistema Único de Saúde. Por meio do ambulatório de feridas, que é referência em saúde para a nossa região. Estamos aqui acompanhando as ações e o ambulatório acompanha mais de 500 pacientes cadastrados. É um serviço de suma importância que nós estamos garantindo o seu pleno funcionamento, ampliando cada vez mais, proporcionando qualidade e saúde para a nossa população alhandrense."

A coordenadora do Ambulatório de Feridas, Adellúcia da Silva, enfatizou os benefícios do atendimento. "Estamos fazendo avaliação vascular, avaliação de sensibilidade, avaliação de reflexo motor, atendimento podológico que precocemente possamos identificar as complicações nos pacientes diabéticos para que eles possam também com rapidez ser atendido pelo angiologista, pela equipe multidisciplinar para que possamos evitar complicações futuras como amputações, infecções e óbitos."

A Caravana da Podologia teve como objetivo oferecer um atendimento completo e de qualidade, com diversos serviços de saúde especializados para a população diabética. Os atendimentos foram pré-agendados para garantir a organização e a eficiência do mutirão. Entre os serviços oferecidos, destacam-se:

- Consulta de Enfermagem: Avaliação inicial e orientações gerais sobre cuidados com a saúde.

- Consulta Médica para Pacientes Diabéticos: Atendimento especializado para monitoramento e controle da diabetes.

- Atendimento Podológico: Cuidados com os pés, essenciais para pacientes diabéticos que necessitam de atenção especial para prevenir complicações.

- Avaliação Vascular, de Sensibilidade, Motora e Vibratória: Exames detalhados para identificar possíveis problemas circulatórios e neurológicos.

- Verificação de Sinais Vitais: Monitoramento de pressão arterial e glicemia, além de avaliação dos tornozelos através do Doppler vascular para detectar eventuais problemas de circulação.

A ação visou proporcionar um atendimento integral aos pacientes diabéticos, que frequentemente enfrentam complicações nos pés devido à condição crônica. A detecção precoce e o tratamento adequado dessas complicações são fundamentais para evitar problemas mais graves, como infecções e amputações.

O evento contou com a presença do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, da vice-prefeita, Zilda do Varejão, do secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, do vereador Francis e do vereador Val Belmiro. A vice-prefeita, Zilda do Varejão, ressaltou a importância do mutirão: "Estamos aqui para garantir que a saúde de nossa população seja tratada com prioridade. A Caravana da Podologia é uma ação fundamental para a prevenção de complicações relacionadas à diabetes."

A Prefeitura de Alhandra, através do Ambulatório de Feridas Complexas de Alhandra, reafirma seu compromisso com a saúde pública, garantindo que os moradores recebam o cuidado necessário para uma melhor qualidade de vida. A Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância da participação da comunidade e convidou todos os pacientes diabéticos locais a comparecerem ao mutirão.

A Caravana da Podologia é uma ação fundamental para promover a saúde e a prevenção de complicações relacionadas à diabetes.

Ambulatório 06062024