A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou, na última segunda-feira (10), no auditório da UBS Centro Alhandra, o Relatório Anual de Gestão em Saúde (RAG) 2023. O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, e do secretário adjunto de Saúde, Washington Luís. Durante o encontro, foram avaliadas as ações desenvolvidas e traçadas novas metas para melhorar ainda mais os índices alcançados.
Estavam presentes a coordenação da Atenção Primária em Saúde, do NASF, da Vigilância Epidemiológica e Imunização, da Vigilância Ambiental, do PSE, da Policlínica Municipal, do SAMU, da CAF, e do Conselho Municipal de Saúde.
O RAG apontou as principais causas de internações e mensurou os quantitativos de atendimentos realizados pelo município de Alhandra na categoria de morbidade hospitalar do SUS no território municipal. Para se ter uma ideia, em 2019 foram 1.119 atendimentos, em 2020, 1.031 atendimentos, em 2021 foram 1100, em 2022 registrou 927 e em 2023, 1.226 atendimentos.
A Rede Municipal de Saúde em Alhandra possui nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipe de Atenção Primária na localidade do Vieira e duas UBS âncoras que promovem a Atenção Primária em Saúde no território. Esses órgãos contam com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
As UBS âncoras fazem parte das ações de ampliação dos serviços de saúde, fortalecendo ainda mais a rede. A Atenção Primária em Saúde (APS) em Alhandra compreende a Estratégia Saúde da Família (ESF), o Programa Saúde Bucal (SB), o NASF, o Programa Saúde na Escola (PSE), o CEO e o Laboratório de Prótese Dentária (LRPD).
Buscando elevar os serviços de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra possui cobertura de 100% de Atenção Básica e Saúde Bucal, com oito equipes de saúde da família com saúde bucal e uma equipe de atenção básica e duas UBS âncoras, distribuídas por todas as localidades geográficas.
Com dados mais detalhados, podemos observar o seguinte cenário com relação ao ano de 2023, onde foram realizados mais de 234 mil atendimentos e procedimentos:
- Visitas domiciliares por agentes comunitários de saúde (ACS): 138.202
- Procedimentos: 47.154
- Atendimentos médicos: 26.371
- Atendimentos de enfermagem: 11.426
- Atendimentos de odontologia: 10.983
- Atividades coletivas: 2.094
Com uma equipe estratégica, o NASF realizou em 2023 os seguintes atendimentos:
- Fisioterapia: 1.261
- Fonoaudiologia: 1.110
- Psicologia: 88
- Nutrição: 537
- Assistente Social: 151
- Atendimento médico: 107
- Atendimentos individuais: 3.910
- Visitas domiciliares: 2.016
- Atendimentos nas UBS: 1.229
- Atividades coletivas: 97
O Programa Saúde na Escola(PSE) desenvolveu, em 2023, ações de combate ao Aedes aegypti; prevenção da violência e promoção da cultura da paz; saúde sexual e reprodutiva; cidadania e direitos humanos; agravos negligenciados; autocuidado de pessoas com doenças crônicas; dependência química (tabaco, álcool e outras drogas); saúde ambiental; semana saúde na escola; saúde do trabalhador; saúde bucal e alimentação saudável.
O RAG 2023 possui mais de 90 páginas e apresenta dados do CEO que em 2023 realizou 17.114 procedimentos. São números expressivos que mostram o quanto a população tem reconhecido a qualidade do serviço de saúde municipal, pois em 2020 eram apenas 2.832 atendimentos. Já em 2023 registramos 14.282 atendimentos a mais. O Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) realizou 542 próteses.
Com uma Rede de Atenção Especializada atuando, Alhandra conta com a:
- Policlínica Municipal Joaquina Francisca do Nascimento
- Centro de Reabilitação Maria Cavalcante da Silva Dona Nenen e Centro de Reabilitação de Mata Redonda
- Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira
- Pronto Atendimento de Mata Redonda
- Laboratório Municipal de Alhandra
- Ambulatório de Feridas Complexas
- Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (SAMU) Avançado e Básico
- CAPS I
A Policlínica Municipal de Alhandra oferta 25 especialidades:
- Acupuntura
- Cardiologia
- Clínica Geral
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Neurologia
- Nutrição
- Fonoaudiologia
- Angiologia
- Reumatologia
- Endoscopia
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pequenas Cirurgias
- Psiquiatria
- Ultrassonografia
- Urologia
- Cirurgia Geral
- Obstetrícia
- Mastologia
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2023 foram realizados 18.765 procedimentos na Policlínica Municipal. Esses números são reflexo do grande número de especialidades ofertadas e horários de atendimentos ampliados. Destacam-se as ultrassonografias, com 2.681 realizadas em 2023.
No Centro de Reabilitação de Alhandra e na localidade de Mata Redonda foram realizados 13.821 procedimentos fisioterapêuticos.
O Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira é referência da Rede de Atenção e Urgências para todo o território municipal de Alhandra. Em 2018, foram realizados 63.093 procedimentos, mas em 2023 foram realizados 176.630 procedimentos. O hospital conta com a gestão do hospital, da comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde desta instituição. Ele recebeu a visita da Comissão Estadual de Controle de Infecções em Serviços de Saúde (CECISS/ANVISA), a fim de avaliar o processo de implementação/implantação da CCIRAS, com avaliação positiva sobre o serviço. Processo totalmente de acordo com a legislação vigente no âmbito da Comissão de controle de infecção relacionada à assistência à saúde (Portaria 2616/98); implementação (com treinamento) de instruções de trabalho/protocolos internos relacionados ao processo de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.
O Pronto Atendimento de Mata Redonda (PA), em 2023, realizou 27.551 atendimentos. Este órgão voltou a funcionar em 2021 segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Além do PA, a Rede Municipal de Saúde conta com assistência laboratorial por meio de um Laboratório de Análises Clínicas com capacidade para atender a demanda proveniente da Atenção Primária à Saúde, bem como dos serviços especializados e do Hospital Municipal.
O laboratório realiza análise em hematologia, bioquímica, imunologia, sorologia, uroanálise e coprologia. O objetivo do serviço é realizar a coleta e o processamento de exames laboratoriais com qualidade e eficiência, por profissionais treinados e capacitados, buscando suprir as necessidades da população do município e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos em Serviços de Pronto Atendimento, em Urgências e Emergências, na Rede Hospitalar e Unidades Básicas de Saúde. Em 2023 foram realizados 46.259 procedimentos.
O Ambulatório Municipal de Feridas, implantado em 2016 no município de Alhandra, realiza o acolhimento dos pacientes com feridas agudas e crônicas com o objetivo de otimizar o processo cicatricial e promover a recuperação das atividades laborais. Ele possui os seguintes objetivos:
- Eliminar os fatores desfavoráveis que retardam a cicatrização e prolongam a convalescença, diminuindo os casos de sepse e óbito
- Reduzir o tempo dos profissionais de enfermagem em relação ao tratamento de feridas; período de internação e custos do tratamento
- Prescrever as coberturas, cremes e soluções aos pacientes com etiologia de feridas agudas, crônicas com retardo na cicatrização
- Rastrear precocemente as podopatias
- Realizar atendimento podológico
- Tratar afecções no pé dos pacientes diabéticos
Em 2023, o Ambulatório funcionou entre 09/01 e 29/12. Nesse período, foram atendidos 587 pacientes com lesões de pele, sendo 336 do sexo feminino e 251 do sexo masculino.
O SAMU de Alhandra possui uma estrutura composta pela Base Central e as equipes de Serviço de Atendimento Móvel em Urgência Avançado (USA) e o Serviço de Atendimento Móvel em Urgência Básico (USB). Em 2023, o SAMU Alhandra completou 16 anos. A Central do SAMU 192 Regional funciona em João Pessoa, onde também funcionam as bases dos municípios de Conde, Pedras de Fogo e Caaporã.
O CAPS I, é um serviço comunitário de saúde, com articulação de diversas áreas para a assistência aos pacientes com transtornos mentais e suas famílias, promovendo o tratamento da pessoa com sofrimento psíquico. O CAPS I realiza atendimentos a pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, egressos de internações psiquiátricas, depressão, tentativas de suicídio, transtorno de pânico, esquizofrenia e transtornos afetivos.
Sobre os resultados positivos apresentados no Relatório Anual de Gestão em Saúde 2023, o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, declarou: "Os números apresentados demonstram o comprometimento e a eficiência da nossa equipe de saúde em Alhandra. Conseguimos alcançar e superar nossas metas, garantindo um atendimento de qualidade e acessível para todos. Continuaremos trabalhando incansavelmente para aprimorar os serviços e atender cada vez melhor a nossa população."
A apresentação e análise do Relatório Anual de Gestão em Saúde 2023 em Alhandra evidenciam o progresso significativo e os esforços contínuos para oferecer um sistema de saúde eficiente e abrangente para a comunidade.
fonte: Secom