13/06/2024

Alhandra participa da abertura da Campanha Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

No dia 12 de junho, Alhandra se uniu a diversos órgãos governamentais e entidades sociais para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, promovendo reflexões essenciais sobre os direitos das crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres de exploração e violações. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae, em João Pessoa.

O evento contou com a presença significativa do secretário municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Ulisses, que destacou a importância de ações conjuntas para erradicar essa prática nociva. Ao seu lado estavam o conselheiro tutelar Jefferson e a presidente do CMDCA, Charlene Inácio, reforçando o compromisso local com a proteção integral das crianças e adolescentes.

Também participaram representantes do Governo do Estado e do Município de João Pessoa, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, evidenciando o engajamento regional no enfrentamento a esse desafio global.

Dados alarmantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do UNICEF foram apresentados durante o evento, sublinhando que mais de 160 milhões de crianças ao redor do mundo estão sujeitas ao trabalho infantil, com cerca de 8,9 milhões delas no Brasil e em situações de risco. A pandemia da COVID-19 exacerbou essa realidade, evidenciando a vulnerabilidade social e a necessidade urgente de proteção aos direitos fundamentais.

Durante a programação, destacou-se a palestra proferida por Eurico Esprakel, abordando o panorama do trabalho infantil no Brasil e na Paraíba, oferecendo insights valiosos para enfrentar a invisibilidade desse tema na sociedade.

O compromisso de Alhandra em combater o trabalho infantil se fortalece com iniciativas como essa, reafirmando o compromisso com um futuro mais justo e seguro para todas as crianças.

Campa. Trabalho infantil 12062024