20/06/2024

São João da Educação, em Alhandra, reúne a população para assistir as apresentações das escolas municipais; barracas com comidas típicas recepcionaram os visitantes

Na quarta-feira (19), Alhandra vivenciou um momento especial de celebração cultural com o São João da Educação, parte do 3º Junho Multicultural. O evento, organizado pela Prefeitura de Alhandra em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, atraiu uma grande quantidade de alunos e moradores para prestigiar apresentações e desfrutar de comidas típicas. O evento aconteceu em frente ao Centro Social Gilberto Valério, no centro da cidade.

O São João da Educação destacou-se por suas apresentações culturais, resultado de um trabalho desenvolvido nas salas de aula das escolas municipais. Alunos das creches Julieta Francisca, Alaíde Pessoa e Joana Lopes deram início às apresentações, seguidos pelos estudantes do CMEI Josefa Ambrosio e das Escolas João Francisco, Creuza Raquel, Alfredo José de Carvalho, Severino Valenço, Adauto Ferreira, Antenor Ferreira, Alfredo Cipriano, Zélia Correia do Ó, Bernardina Maria e Herculano Bandeira.

A programação começou com uma apresentação da Banda Ipod, seguida das apresentações dos alunos e, ao final, a participação especial da cantora Clarinha Dias. Além das apresentações, barracas com comidas típicas, ricas em culinária regional, recepcionaram os visitantes. Um cenário especial foi montado para que os participantes pudessem tirar fotos e registrar o momento festivo.

O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, destacou a importância do evento para a comunidade: "O São João da Educação é uma excelente oportunidade para celebrarmos nossa cultura e nossas tradições. É gratificante ver o envolvimento das escolas e da população em um evento que promove a união e a valorização da nossa identidade regional."

Fernando Lima, secretário municipal de Educação, ressaltou o papel educativo das festividades: "Este evento é resultado do trabalho árduo dos nossos professores e alunos, que se dedicaram para apresentar o melhor da nossa cultura junina. É uma forma de aprendizado que vai além da sala de aula, envolvendo toda a comunidade."

Charles André, secretário de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, enfatizou a integração das secretarias e o impacto cultural: "A parceria entre as secretarias é fundamental para o sucesso de eventos como este. O São João da Educação não só enriquece nosso calendário cultural, mas também fortalece os laços comunitários e a valorização das nossas tradições."

Uma tenda com serviços de saúde como vacinação foi montada ao lada das barracas no pátio de eventos, em Alhandra.

O evento também contou com a presença do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, da primeira dama Nadjane Almeida, da vice-prefeita, Zilda do Varejão, da secretária adjunta de Educação, Milena Abreu, do secretário de Cultura, Charles André, e do chefe de gabinete, Bruno Fernandes, que, juntamente com os demais secretários, vereadores e a comunidade, prestigiaram as apresentações e a celebração.

O São João da Educação reafirma o compromisso da Prefeitura de Alhandra em promover a cultura local e proporcionar momentos de alegria e aprendizado para toda a população.

+ Cultura