A Prefeitura de Alhandra, por meio de seus representantes, marcou presença no evento promovido pelo Governo do Estado da Paraíba em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, dia 20 de Novembro. A solenidade, realizada no auditório da PBPrev, em João Pessoa, reuniu lideranças e representantes de diversos setores para discutir e lançar ações voltadas à promoção da igualdade racial e combate ao racismo.
Durante o evento, foram anunciadas importantes iniciativas como a cessão do Casarão dos Azulejos, que será transformado no Museu da Diáspora Negra, das Etnias e das Comunidades Tradicionais da Paraíba, um marco para a valorização das culturas afro-brasileira e indígena. Também houve a assinatura do Protocolo de Intenção para adesão ao Plano Juventude Negra Viva, que visa enfrentar as vulnerabilidades sociais e a violência contra jovens negros.
Outras ações relevantes incluíram a formalização de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e a Secretaria de Educação, que busca fortalecer as políticas de educação étnico-raciais. Além disso, foi assinado um Protocolo de Colaboração para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre a memória e os direitos da população negra e comunidades tradicionais.
A participação de Alhandra reforça o compromisso do município em apoiar e adotar políticas públicas que promovam a inclusão, a equidade e o combate às desigualdades raciais. "A presença de Alhandra neste evento é um reflexo da nossa dedicação em construir uma sociedade mais justa e inclusiva, seguindo o exemplo de iniciativas que valorizam a história e a diversidade racial em nosso estado", destacou a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Diversidade Humana, em Alhandra, Madalena Dias.
O evento também contou com o Festival Pretitudes, promovido pela Funesc, que celebra o Novembro Negro com uma programação cultural rica e diversa, valorizando artistas negros e fomentando o diálogo sobre igualdade racial.
fonte: Secom