A Prefeitura de Alhandra, por meio do Edital Nº 002/2025 – Retificação, convoca os candidatos aprovados no concurso público de 2024 para apresentação de documentos e posse. A retificação atualiza prazos, requisitos e orientações para o provimento de cargos do quadro efetivo municipal, garantindo transparência e rigor no processo.
Os convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração, localizada na Rua Presidente João Pessoa, 66, Centro de Alhandra, até 30 dias após a publicação do edital, portando os documentos exigidos. A entrega deve ser realizada em envelope fechado, acompanhada dos originais para conferência.
Requisitos para investidura nos cargos
Os candidatos devem atender a critérios como:
Nacionalidade brasileira ou visto permanente para estrangeiros;
Estar em dia com obrigações eleitorais e militares;
Aptidão física e mental comprovada por laudo médico;
Apresentação de certidões negativas e comprovantes de escolaridade conforme especificado no edital.
Documentos exigidos para posse
Entre os principais documentos, destacam-se:
Cópias do RG, CPF, comprovante de residência e certidões de antecedentes criminais;
Atestado de sanidade física e mental;
Exames médicos como hemograma completo, raio-X de tórax, e laudo psiquiátrico;
Esquema vacinal completo.
Exames específicos também são requisitados para determinadas funções, como motoristas e operadores de máquinas pesadas, que devem apresentar laudos oftalmológicos e eletroencefalogramas.
Cronograma e avaliação médica
Os candidatos passarão por exames admissionais e análise documental, conforme cronograma pré-definido pela Secretaria de Administração. A ausência de qualquer documento ou exame implicará a perda da vaga, seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos.
Canal de atendimento para dúvidas
Os candidatos que necessitarem de informações adicionais poderão entrar em contato com a Administração/RH pelo WhatsApp: (83) 9975-7775.
O secretário de Administração, Jean Luna, reforçou a importância do processo. "Este é um momento marcante para a administração pública e para os novos servidores que se juntarão à nossa equipe. A transparência e o compromisso com a excelência são valores centrais na gestão municipal."
A retificação do edital reafirma o comprometimento da Prefeitura de Alhandra em garantir um processo justo e eficiente, fortalecendo o quadro de servidores e promovendo serviços de qualidade à população.
Confira:
ITENS DO EDITAL RELACIONADOS A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS E POSSE
3. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO
3.1. O candidato aprovado, no Concurso de que trata este Edital, será investido no cargo se atender às seguintes exigências, na data da posse:
3.1.1. Ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital;
3.1.2. Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira – Se estrangeiro, deverá ser portador de visto Permanente;
3.1.3. Gozar dos direitos civis e políticos;
3.1.4. Estar em dia com as obrigações eleitorais;
3.1.5. Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
3.1.6. Possuir 18 anos completos na data da posse;
3.1.7. Ter a escolaridade exigida no item 2.1 deste Edital, com colação de grau anterior ao dia da posse;
3.1.8. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo comprovada “por laudo emitido por médico do trabalho e psiquiatra”;
3.1.9. Apresentar declaração/certidão de que não foi condenado em processo criminal, com sentença transitada em julgado;
3.1. 10. Estar quite com a Receita Federal, no que se refere à entrega da Declaração do Imposto de Renda – Pessoa Física;
3.1.11. Atender às disposições legais nos casos de aposentadoria e acúmulo de cargos públicos;
3.1.12. Não estar sendo processado nem ter sofrido penalidades por prática de atos desabonadores no exercício profissional;
3.1.13. Possuir CPF regularizado;
3.1.14. Não perceber proventos de aposentadoria civil ou militar ou remuneração de cargo, emprego ou função pública que caracterizem acumulação ilícita de cargos na forma do inciso XVI e do parágrafo 10 do Artigo 37 da Constituição Federal do Brasil;
3.1.15. O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos enumerados nos itens 3. e 13 deste Edital ou que, por qualquer motivo, não puder comprová-los, perderá o direito à posse no cargo para o qual foi nomeado.
18. DA NOMEAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS
18.1.1. Cópias e Originais:
Cédula de Identidade ou documento de identidade - 2 cópias;
Cadastro de Pessoa Física (CPF) - 2 (duas) cópias;
Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir - 1(uma) cópia;
Certificado de Reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino - 1 (uma) cópia;
Título de Eleitor e último comprovante de votação/justificativa - 1 (uma) cópia;
Certidão de Nascimento ou de Casamento - 1 (uma) cópia;
Comprovante de residência que esteja no nome do candidato e que seja o mais recente - 2 (duas) cópias;
Comprovante de escolaridade exigida no Edital nº 001/2024 – ITEM 2.1. para vaga - 1 (uma) cópia;
Registro em órgão de classe, quando exigido no Edital, mais comprovante do pagamento da anuidade - 1 (uma) cópia;
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - 1 (uma) cópia;
Certidão de Nascimento dos dependentes - 1 (uma) cópia.
18.1.2. Vias Originais:
Formulário de Acumulação de Cargos e Empregos Públicos (fornecido pela Prefeitura de Alhandra/PB no ato da posse);
Certidão Conjunta Negativa de Dívida Pública e Negativa da Receita Federal (disponível no site da Procuradoria da Fazenda Nacional);
Certidão Negativa da Justiça Federal – Cível e Criminal (disponível no site da Justiça Federal);
Certidão Negativa da Justiça Federal – Cível e Criminal (disponível no site da Justiça Federal);
Certidão Negativa de Antecedentes Criminais – Secretaria de Segurança Pública/Casa da Cidadania;
Declaração de não-beneficiário do seguro-desemprego;
Documento individual no qual constem agência bancária e conta para depósito de remuneração;
Exame Admissional - Atestado de Sanidade Física e Mental, fornecido por médico do trabalho e psiquiatra.
18.2. Obedecida à ordem de classificação, os candidatos serão submetidos a exames médicos admissionais que avaliarão sua capacidade física e mental para o desempenho das tarefas pertinentes ao cargo/função a que concorrem.
18.3. Da apresentação dos Exames de Saúde, como um dos requisitos para investidura nos Cargos do Concurso:
18.4. O candidato aprovado no Concurso de que trata este Edital será investido no Cargo se atender às seguintes exigências na data da nomeação e posse:
18.6.1. Dos Exames Médicos - Retificado
Relação de Exames para todos os Candidatos
Hemograma completo com plaquetas
Coagulograma completo com tempo de tromboplastina
Ureia
Creatinina
AST
ALT
Àcido Ùrico
Glicemia de Jejum
Sumario de Urina
Raio X de Tórax em PA e Perfil com Laudo
VDRL ( quantitativo)
Laudo de Sanidade Mental emitido por um Psiquiatra,
Eletrocardiograma com Laudo
Parecer do Exame Clínico de até 30 ( trinta) dias de um Médico do Trabalho, mediante apresentação pelo candidato dos exames supramencionados.
Esquema Vacinal completo em cartão de vacina.
Exames específicos, além dos supracitados:
Cargos
Op de Máquina Pesada: Laudo Oftalmológico com Acuidade Visual, fundo de olho, Biomicroscopia, Senso Cromático e Tonometria + Eletroencefalograma
Motorista: Laudo Oftalmológico com Acuidade Visual, fundo de olho, Biomicroscopia, Senso Cromático e Tonometria + Eletroencefalograma
Gari: EEG
Fiscal de Obras: EEG
Fiscal de Serviços Urbanos: EEG
Fiscal Sanitário: EEG
fonte: Secom