Na última segunda-feira (17), o Centro Social Gilberto Valério recebeu uma importante capacitação promovida pelo Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O curso teve como foco a qualificação dos profissionais da saúde e da Guarda Municipal, visando aprimorar os atendimentos a pacientes em situações de crise, especialmente em ocorrências psiquiátricas e casos de parada respiratório.
A coordenadora do SAMU, Brenda Dantas, destacou os objetivos do treinamento: "O curso teve o intuito de treinar as equipes do SAMU e da Guarda Municipal, proporcionando um maior conhecimento sobre a abordagem de pacientes em crise. A capacitação incluiu noções de suporte básico de vida e reanimação cardiopulmonar, além de ensinar a identificar quando o paciente está em parada cardíaca, para que possam realizar as manobras corretas", afirmou.
Ela também mencionou o aumento nas ocorrências psiquiátricas no município, reforçando a importância de capacitar os profissionais para lidar com essas situações de maneira técnica e humanizada. "Esta semana, tivemos duas ocorrências psiquiátricas e, em menos de 24 horas, outra, sendo uma tentativa de suicídio. A capacitação é essencial para que as equipes prestem um serviço com qualidade e humanização, garantindo o bem-estar do paciente", completou.
A capacitação abordou, ainda, a importância do suporte básico de vida, que inclui a realização de compressões cardíacas em casos de parada respiratória, garantindo a manutenção da circulação sanguínea até a chegada de atendimento especializado.
Com essa iniciativa, o SAMU reforça seu compromisso em oferecer aos profissionais do SAMU e da Guarda Municipal uma formação contínua e de excelência, aprimorando os atendimentos e garantindo uma assistência mais eficaz à população.