A Defesa Civil Municipal intensificou as ações de monitoramento e visitou diversas áreas de risco em Alhandra e na localidade de Mata Redonda. O objetivo da ação foi mapear os pontos críticos e reforçar o acompanhamento dessas localidades diante do aumento das chuvas.
Durante a visita ao bairro Catolé, em Alhandra, a equipe constatou que um dos principais problemas que agravam a situação das áreas de risco é o descarte irregular de lixo doméstico. O lixo acumulado nos pontos de passagem da água da chuva prejudica o escoamento e pode causar alagamentos e deslizamentos.
Além disso, a equipe realizou uma vistoria em um açude próximo à comunidade. Apesar do volume de água ter aumentado nos últimos dias, os técnicos da Defesa Civil avaliaram que, no momento, o local não oferece riscos à população. No entanto, a área seguirá sendo monitorada.
Outro ponto que chamou atenção foi a ponte que liga Alhandra a Caaporã, que apresenta sinais de emergência e pode necessitar de intervenção. No entanto, como se trata de uma rodovia estadual, a avaliação e as providências cabem aos órgãos estaduais. A Prefeitura de Alhandra fará a comunicação oficial ao Governo do Estado para que o local receba o monitoramento necessário. O asfalto da região já apresenta fissuras, e com o aumento do nível do rio, a força das águas pode comprometer ainda mais a estrutura.
A Defesa Civil segue em alerta e reforça a importância da colaboração da população para evitar riscos. O descarte irregular de lixo e a ocupação de áreas inadequadas são fatores que aumentam os perigos em períodos chuvosos.
fonte: Secom