Tuesday, 23 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
06/05/2022

Alhandra participa de reunião do Comitê das Bacias Hidrográfica do Litoral Sul

Secretaria de Meio Ambiente

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou na última segunda-feira(02), na Ong Olho do Tempo, Cidade Viva em Gramame.

O comitê funciona através de reuniões periódicas, segundo determina seu regimento , para tratar de questões inerentes à bacia. É no funcionamento do comitê que todos os representantes de entidades e governos podem definir ações favoráveis à bacia, cidade ou região, além de discutir e manifestar suas opiniões.

Secretário do meio ambiente Edielson Nunes representou o município de Alhandra nesta reunião.

As bacias hidrográficas do litoral sul englobam a área relativa ao somatório das áreas das Bacias Hidrográficas dos Rios Gramame, Abiaí e outras pequenas bacias. Juntas, elas possuem 1.174,89 Km2, correspondendo apenas a 2,1% do território estadual, abrigando aproximadamente 96.371 habitantes, pouco mais de 2,7% da população total da Paraíba. Tem como principais cursos d'água o rio Gramame e o rio Abiaí. Esta área apresenta diversos conflitos socioambientais, como: irrigação X abastecimento humano; poluição industrial X pesca; agricultura X preservação da mata ciliar; falta de saneamento X saúde pública, entre outros. Porém, a importância destas bacias é evidenciada quanto a utilização dos seus recursos hídricos, pois, enquanto a Bacia Gramame é responsável por cerca de 70% do sistema de abastecimento d'água da chamada Grande João Pessoa, a Bacia do Rio Abiaí tem sido estudada como principal alternativa para dar suporte a demanda hídrica dos próximos 20 anos desta mesma região.

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra com AESA

texto: Wagner Mariano