Friday, 26 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
04/06/2022

Encerramento da II Semana Municipal de Meio Ambiente apresentou o tema, “COLETA SELETIVA, COMEÇA JÁ”, aos alunos da Escola Zélia Correia do Ó


Evento contou com a presença do prefeito e vice-prefeita de Alhandra




Palestras sobre coleta seletiva e apresentação do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) marcou, nesta sexta-feira(03), o encerramento da II Semana Municipal de Meio Ambiente, em Alhandra. Evento organizado pela Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contou com a presença do Prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, da vice-prefeita, Zilda do Varejão, dos secretários municipais e dos vereadores da base aliada na Câmara Municipal. O encontro foi realizado na quadra da Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó.  


O momento também foi marcado com o lançamento do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) com os agricultores. O Prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, aproveitou o evento e assinou contratos do PSA. “Começamos também com o PSA que é o programa de pagamento por serviços ambientais, e hoje é lei no município de Alhandra e que o município pagará incentivo financeiro para aquele agricultor que tem nascente em sua propriedade como também tem rios portanto estamos aqui fazendo o melhor pelo nosso município”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.   

 

Uma apresentação educativa abordou o tema “Coleta seletiva, começa já”. O objetivo do encontro foi despertar nos alunos e fomentar a educação ambiental para a implantação da Coleta Seletiva no município de Alhandra. Também participaram do evento representante da Elizabeth  Cimentos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Caaporã, presença do consultor de resíduos sólidos, Paulo Dália. O secretário municipal de Meio Ambiente, Edielson Nunes, aproveitou o momento e apresentou também por meio de sua pasta, as ações desenvolvidas no município de Alhandra, como a criação da cooperativa de catadores de Alhandra, a CatAção. A abertura da II Semana Municipal de Meio Ambiente  foi sinalizado a construção de uma fossa séptica na localidade de Sobradinho. 


“Esta semana dedicamos a coleta seletiva que é um projeto do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, está implantado em nosso município e se Deus quiser vamos executá-la. Por isso achamos por bem começar pelos alunos, pois por eles nós vamos realmente levar para as suas casas sendo agentes multiplicadores para os seus pais para assim implantarmos essa coleta”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Edilson Nunes.  


Ele emendou afirmando que a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trará o laboratório móvel da Funasa até as comunidades para analisar a qualidade da água nas comunidades rurais.  


Quanto ao PSA, ele é um mecanismo financeiro para remunerar produtores rurais, agricultores familiares e assentados, assim como comunidades tradicionais e povos indígenas, pelos serviços ambientais prestados em suas propriedades que geram benefícios para toda a sociedade.


A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros.


A coleta seletiva de lixo é um processo que separa e recolhe de todo o lixo seco descartado pelas empresas, comércios e residências. Nessa seleção, o lixo que pode ser reciclado é separado dos resíduos orgânicos. Esse lixo orgânico, geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários ou viram compostagem. A coleta é uma alternativa que permite diminuir a quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais já transformados, ajudando a preservar a natureza. A participação da sociedade é de suma importância para desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental.


No final do evento foi lançado um concurso fotográfico para os alunos com o tema “De olho no meu rio”. As fotografias de rios e nascentes serão submetidas a uma avaliação e publicadas no perfil da Secretaria de Meio Ambiente na rede social e o vencedor ganhará um smartphone. 


Veja mais fotos aqui

fonte: Secom

texto: Wagner Mariano

foto: Jessana Ômega


+ Natureza




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados