Tuesday, 16 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
29/09/2022

Alhandra realiza capacitação que reúne, ACS, representantes do NASF, da Educação e do Conselho Tutelar; encontro foi realizado pelo CRAS








Os profissionais do município de Alhandra que trabalham diretamente com com a população participaram na manhã desta quarta-feira(28), de uma capacitação realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV), no bairro Bela Vista, com o tema “O papel do CRAS no território". Quem palestrou foi a coordenadora de Proteção Social Básica do Estado, Gilmara Andréa. 





Participaram do encontro a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vidal, o secretário adjunto da pasta, Ulisses Felix, além dos Agentes Comunitários de Saúde(ACS), os representantes da rede municipal de ensino, do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), da coordenadora do CRAS, Charlene Inácio, da própria Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar. 




“É muito importante para os nossos profissionais esta capacitação pois assim podemos potencializar as ações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e os benefícios que ele pode trazer a população com os serviços ofertados trabalhando em parceria com os ACS, profissionais da Educação, NASF e da própria Secretaria de Assistência Social”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vidal. 


O CRAS é a porta de entrada para as redes de serviços assistenciais no município de Alhandra. Por meio dele os serviços são articulados na região de abrangência. A coordenadora de Proteção Social Básica do Estado, Gilmara Andréa, falou do “Papel do CRAS no território”. Ela falou que é pelo CRAS que as famílias terão acesso ao Programas Sociais e por ele busca fortalecer a gestão territorial dos serviços. O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Esta unidade pública do SUAS é referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, no seu território de abrangência. 


Os serviços são de caráter preventivo, protetivo e proativo, podem ser ofertados diretamente no CRAS, desde que disponham de espaço físico e equipe compatível. Quando desenvolvidos no território do CRAS, por outra unidade pública ou entidade de assistência social privada sem fins lucrativos, devem ser obrigatoriamente referenciados.


mais fotos aqui 

fonte: Secom


+ Educação




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados