Thursday, 25 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
07/10/2022

Alhandra comemora os 32 anos do SUS e lança serviço de Banco de Doadores de Sangue Municipal








O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, e a vice-prefeita, Zilda do Varejão, participaram na manhã desta sexta-feira(07) das comemorações dos 32 anos do Sistema Único de Saúde(SUS), que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Além das comemorações, o chefe do executivo municipal anunciou mais um serviço à população que é o Banco de Doadores de Sangue Municipal. 


“É muito importante que o município tenha seu próprio cadastro das pessoas que tem a boa vontade e a satisfação de fazer a doação de sangue para que possamos salvar as vidas de nossos alhandrenses. Alhandra sempre procurando fazer o melhor para o nosso povo, não será diferente na saúde. Estamos empenhados em proporcionar aos alhandrenses melhor qualidade de vida”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues. 


O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, contou como irá funcionar este serviço. “Vamos fazer um cadastro para fortalecer esse apoio que o município dá ao Hemocentro da Paraíba. Nós disponibilizamos um link através do site da prefeitura para que a população possa se cadastrar e lá inserir as informações básicas incluindo o tipo sanguíneo. Lembrando que a informação sobre o tipo sanguíneo não é obrigatória, mas se a pessoa souber é melhor, pois sabemos que há o tipo de sangue raro, a exemplo do O-, com essas informações, identificamos e assim vamos poder conseguir dar uma resposta rápida ao Hemocentro. A gente sabe que pra quem está passando por necessidade de sangue e a família que está em sofrimento é muito difícil correr atrás de pessoas suficientes para fazer essa doação, então o município com o objetivo de facilitar e apoiar essas famílias e esses pacientes, vamos poder filtrar por meio desses informação e assim a própria Secretaria de Saúde, entra em contato com os doadores cadastrados e assim fazer todo o trâmite de levar ao hemocentro e trazer para o município”, afirmou o secretário, Harvey Carvalho. 


A dona de casa Angela Maria gostou da iniciativa da gestão municipal de Alhandra. “ Ótima essa iniciativa, já fiz o cadastro para doar sangue quando houver necessidade e eu adorei esse serviço”, disse. 





Durante toda a manhã foram oferecidos serviços odontológicos com os atendimentos no Odontomóvel, orientação com  os profissionais do Centro de Apoio Psicossocial(CAPS), serviços de fisioterapia com profissionais do Centro de Reabilitação, aplicação de teste de HIV, Sífilis, hepatite b e c por meio de profissionais da Vigilância Epidemiológica, aplicação de vacinas contra a Covid-19, hepatite B, tétano, febre amarela e tríplice viral. 





O público que compareceu também teve a oportunidade de realizar teste rápido de Covid-19, identificação da tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e também verificação da glicemia.  Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família realizaram avaliação nutricional. 


link para cadastrar no Banco de Doadores de Sangue Municipal 


32 anos do SUS 


Cada vez mais o Sistema Único de Saúde(SUS) vem se tornando referência mundial, a exemplo da vacinação através do Programa Nacional de Imunização (PNI). O município de Alhandra tem um trabalho prestado muito importante e é comprovando a exemplo a vacinação, o governo municipal tem buscado aproximar a população dos órgão de saúde ampliando os serviços cada vez mais. Além disso, melhorando a qualidade a exemplo da policlínica da mulher, fortalecendo o hospital municipal e a garantia de medicação na farmácia básica do município.


Mais fotos aqui


fonte: Secom


+ Educação




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados