Saturday, 20 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
11/11/2022

Prevenção - Alhandra segue vacinando contra a Covid-19 nas UBS no município








A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Vacinação, vem garantindo a imunização de forma preventiva da população de Alhandra. As Unidades Básicas de Saúde estão com as salas de vacinas em dias específicos aplicando o imunizante contra a Covid-19. De acordo com  a Saúde, o centro de testagem ao lado da Secretaria Municipal de Saúde atende paciente que procura realizar o teste contra a Covid-19 de segunda a sexta das 8h às 11h das 13h às 16h por meio de demanda espontânea.    

Sobre a vacinação, as salas de vacinas funcionam a partir das 8h, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) e, já no período das 13h às 16h. Na segunda-feira estamos com as UBS Nova Alhandra e Açaís ofertando a vacina para adultos. Na terça-feira nossa equipe estará com a sala de vacina ofertando o imunizante, aos adultos, na UBS em Oiteiro e Salgadinho, nos períodos da manhã e tarde e no Acaís no período da manhã. Na quarta-feira a vacinação pediátrica contra a Covid-19, será nas UBS em Nova Alhandra durante todo o dia. Na unidade de saúde no Acais será no período da manhã e tarde e em na UBS Mata Redonda I será ofertado vacinação pediátrica no período da tarde. 


Seguindo a programação da semana, na quinta-feira, a UBS Mata Redonda aplicará vacina ao público adulto nos períodos manhã e tarde. Na unidade de Saúde, no bairro Salgadinho haverá vacinação pediátrica durante todo o dia. Já na UBS Mata Redonda II haverá vacinação pediátrica e adulto durante todo o dia. Na sexta-feira às UBS Centro I e II estarão com as salas de vacinas aplicando a vacina contra a Covid-19 durante todo o dia. 


O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de três anos ou mais.


A vacinação ainda é uma forte aliada na prevenção de doenças, mas além disso, os profissionais de saúde orientam também que as pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis, em ambientes abertos ou fechados, priorizem o uso de máscaras e procurem um serviço de saúde.


Podem receber as vacinas contra a Covid-19 o público a partir de três anos (1ª dose); além das segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen. 


Documentos necessários – Os responsáveis pelas crianças de 3 a 11 anos devem levar Cartão SUS ou CPF. Crianças com comorbidades ou alguma deficiência deverão apresentar laudo ou declaração médica que comprove a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.


Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF. Já para a D2, D3 e D4 é obrigatório apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.


Na última quarta-feira(09) de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram atendidos 36 pacientes que se submeteram aos testes de Covid-19, desses 14 deram positivo e 22 o resultado foi negativo para Covid-19.  



Programação nas Unidades de Saúde:


Centro I e II: sexta-feira, manhã e tarde

Nova Alhandra:  segunda-feira para adultos e quarta-feira pediátrica, manhã e tarde

Oiteiro: terça-feira, manhã e tarde

Salgadinho: terça-feira para o público adulto na quinta-feira pediátrico

Acaís: segunda-feira para o público adulto nos períodos da manhã e tarde

Mata Redonda I: quarta-feira para o público infantil no período da tarde e na quinta-feira, manhã e tarde para o público adulto. 

Mata Redonda II: quinta-feira para o público infantil e crianças nos períodos manhã e tarde.  

 


fonte: Secom


+ COVID-19




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados