Thursday, 25 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
14/01/2023

Prefeitura de Alhandra divulga programação oficial da Tradicional Festa de Gilberto no bairro do Oiteiro de 2023

de 20 a 22 de janeiro na cidade de Alhandra

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, divulgou neste sábado(14) a programação da tradicional Festa de Gilberto no bairro do Oiteiro. A festividade acontecerá nos dias 20 e 21 com shows e no dia 22 haverá uma tourada evento que já é tradição no município de Alhandra. Contará com a participação de Rafaela Santos, A Favorita, Luka Bass, Zé Cantor e JM Puxado, além de artistas locais.

O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, disse que a festa é uma das mais importantes do calendário de eventos regionais. O evento conta com toda a estrutura e suporte da prefeitura. “Esta é uma festa tradicional desse bairro e faz parte de nossa história. Não poderíamos deixar de realizar, pois valorizamos a cultura, valorizamos a tradição em nosso município. Todos os setores da prefeitura, como serviços urbanos, infraestrutura, Guarda Municipal, SMTRAN, entre outros, estão envolvidos com o apoio a Festa, dentro do espírito de integração com a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo”, disse Marcelo Rodrigues.

O evento contará com a participação do AP Mobb formado por artistas locais que irão abrilhantar a festa. Além dele contaremos com a participação de Zé Cantor que foi sanfoneiro na década de 80, na banda do cantor João Bandeira. Em nosso palco o público vai soltar a voz com o cantor Luka Bass, que tem 22 anos, e começou a trabalhar com Gabriel Diniz em 2018. Além de produzir musicalmente os shows, ele também atuou como baixista, sanfoneiro e tecladista da banda.

Ainda na programação da festividade vamos acompanhar a apresentação da banda Conexão do Fluxo formada por artistas locais e teremos também Rafaela Santos, A Favorita, que aos 25 anos, possui 1,2 mil seguidores no Instagram, 927 mil inscritos no YouTube e mais de 263 mil ouvintes mensais no Spotify parecem números tímidos quando revelamos a quem pertencem. Ela tem se destacado como um dos maiores nomes da atual geração do brega pernambucano. Com diversidade na programação da festa, também teremos JM Puxado que possui o xote e o bom humor, e se destaca na cena musical do Nordeste. Formada no São João de 2015, a banda Forró Puxado nasceu com o objetivo de atender ao público jovem de universidades e logo ganhou o gosto do público. No início do ano de 2018 a banda torna-se um projeto mais pessoal, mais a cara do jovem vocalista João Marcus ao decidir modificar o nome para JM PUXADO.

No domingo(22), a partir das 14h, haverá uma programação especial, mas que também é tradição. Teremos tourada, pau de sebo e uma feira de artesanato.

Origem da festa

O casal Gilberto e Inácia teve um filho – Jurandir – que nasceu com sérios problemas de visão. Na época, os médicos não conseguiram diagnosticar a doença da criança nem tão pouco resolver o problema que trazia muito sofrimento a toda família. Diante da situação do filho, que chorava sangue, o Sr. Gilberto decidiu fazer, em segredo, uma promessa para São Sebastião: caso seu filho fosse curado, o pai faria uma festa para o santo todos os anos. No outro dia, logo pela manhã, Dona Inácia, chama o marido, cheia de felicidade para contar que o filho estava completamente curado. Com isso, Sr. Gilberto passou a cumprir sua promessa e festejar o Dia de São Sebastião, que logo ganhou adesão da família, vizinhos e amigos. Em 1989, Sr. Gilberto faleceu, mas seus descendentes não deixaram a festa acabar, inclusive o filho Jurandir também já falecido. O sucesso do evento foi tão grande que a Festa de Gilberto do Bairro do Oiteiro passou a fazer parte do calendário de festividades da cidade de Alhandra, chegando ao ponto de a comunidade dizer que o prefeito que deixar de promover a festa não se reelege nunca mais.

+ Cultura