Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h

Início Pagamento antecipado do IPTU pode garantir 15% de desconto em Alhandra; prazo vai até 30 de abril

O alhandrense que fizer o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode garantir um desconto de até 15% no valor do tributo. O vencimento com desconto de 15 % acontece no dia 30 de abril.

Os boletos de cobrança do IPTU estão sendo entregues nas residências, mas o Setor de Tributos já disponibiliza através do portal do contribuinte a partir desta quinta-feira(31) (https://tributos.elmartecnologia.com.br/portais/alhandra/) a emissão das guias de IPTU e também da Taxa de Coleta de Resíduos Solidos para quem deseja adiantar o pagamento. O IPTU e a taxa de coleta de resíduos sólidos, relativo ao exercício de 2022, incidirá sobre todos os imóveis localizados nas áreas urbanas e zona de expansão imobiliária de Alhandra, na forma do estabelecido na Lei Complementar n° 003 de 2010.

Em caso de dúvidas mais informações podem ser obtidas no setor de tributos, no prédio da Prefeitura de Alhandra, no centro da cidade, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira ou por meio do e-mail tributos@alhandra.pb.gov.br

Estão isentos do pagamento da taxa do IPTU, os imóveis cedidos, gratuitamente e em sua totalidade, para utilização da administração direta da união, estado membro, distrito federal ou município; os imóveis cujo contribuinte seja servidor da administração direta ou indireta do município de Alhandra há mais de três anos; Os imóveis cujo contribuinte seja viúva ou viúvo, ou ser declarado após convívio em união estável como beneficiário de pensão por morte; e ganhar renda bruta menor que dois salários mínimos; entre outros requisitos.

A Controladoria Geral do município explica que as taxas cobradas no boleto do IPTU são definidas levando em conta o valor de venda da residência. Segundo o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, todo o dinheiro arrecadado será revertido em obras que beneficiarão a própria comunidade. “A Lei foi publicada no diário oficial em 2010. O dinheiro arrecadado será utilizado para investir em melhorias para toda a população”, disse Marcelo.

O gestor municipal, Marcelo Rodrigues, ainda ressaltou a importância do cidadão acompanhar todo o trabalho da gestão através do Portal da Transparência. “É uma ferramenta importante para que a população acompanhe onde está sendo investido o tesouro municipal”, completou.

foto: reprodução

31/03/2022