Atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 11:25h

Início Prefeito de Alhandra cria Comitê Gestor do Cadastro Territorial Miltifinalitário; dados irão contribuir com a elaboração de planejamento e gestão municipal

Em uma reunião na manhã desta terça-feira(13), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, estiveram oficializando a criação do Comitê Gestor do Cadastro Multifinalitário (CGCTM) com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edielson Nunes, a secretária adjunta da pasta, Maria Elizabeth, o subprefeito de Alhandra, Silvio Ferreira e o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e membro do CGCTM, José João.

O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é uma importante ferramenta que pode ser utilizada para o planejamento e a gestão territorial, que visem o desenvolvimento socioespacial de núcleos urbanos de pequeno, médio ou grande porte. Com a gerência do seu território que compreende também a ocupação do solo, definindo e implementando políticas públicas e ações de gestão, o CTM vem para auxiliar a gestão municipal.

Com os dados, o sistema de informação irá auxiliar o município de Alhandra com o planejamento, a tributação, o licenciamento, a fiscalização entre outras funções que compreende à gestão do espaço urbano.

Com a implantação do CGCTM o município terá a integração dos dados sociais, econômicos, jurídicos, físicos e ambientais da jurisdição para uma gestão de qualidade e eficiência, promovendo o desenvolvimento sustentável, favorecendo a aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade.  Com o CMT a gestão municipal poderá acompanhar os resultados dos programas sociais e das políticas públicas.

“Estamos preocupados com o desenvolvimento do nosso município. A implantação do Comitê Gestor  do Cadastro Territorial Multifinalitário irá nos proporcionar mais segurança no planejamento de ações e uma melhor participação da população. Devido a necessidade esse cadastro irá beneficiar tanto as áreas urbanas e a rurais”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.

Entre os objetivos do CGCTM está a identificação e representação da organização geoespacial do município, como também a identificação dos espaços urbanos, o zoneamento ambiental, como meio de proporcionar o desenvolvimento sustentável no município de Alhandra. Além disso, foi apresentado durante encontro que o comitê também irá realizar levantamento do zoneamento urbano e rural para regulamentar o uso e a ocupação do solo. Na responsabilidade do comitê ficou o planejamento e elaboração de planos diretores específicos de gestão.

foto: Ailton Cunha

14/07/2021