Atualizado em: 19 de outubro de 2021 às 11:25h
Encontre o que você precisa aqui:

Prefeito de Alhandra cria Comitê Gestor do Cadastro Territorial Miltifinalitário; dados irão contribuir com a elaboração de planejamento e gestão municipal

Início Prefeito de Alhandra cria Comitê Gestor do Cadastro Territorial Miltifinalitário; dados irão contribuir com a elaboração de planejamento e gestão municipal

Em uma reunião na manhã desta terça-feira(13), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, estiveram oficializando a criação do Comitê Gestor do Cadastro Multifinalitário (CGCTM) com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edielson Nunes, a secretária adjunta da pasta, Maria Elizabeth, o subprefeito de Alhandra, Silvio Ferreira e o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e membro do CGCTM, José João.

 

O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é uma importante ferramenta que pode ser utilizada para o planejamento e a gestão territorial, que visem o desenvolvimento socioespacial de núcleos urbanos de pequeno, médio ou grande porte. Com a gerência do seu território que compreende também a ocupação do solo, definindo e implementando políticas públicas e ações de gestão, o CTM vem para auxiliar a gestão municipal.

 

Com os dados, o sistema de informação irá auxiliar o município de Alhandra com o planejamento, a tributação, o licenciamento, a fiscalização entre outras funções que compreende à gestão do espaço urbano.

 

Com a implantação do CGCTM o município terá a integração dos dados sociais, econômicos, jurídicos, físicos e ambientais da jurisdição para uma gestão de qualidade e eficiência, promovendo o desenvolvimento sustentável, favorecendo a aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade.  Com o CMT a gestão municipal poderá acompanhar os resultados dos programas sociais e das políticas públicas.

 

“Estamos preocupados com o desenvolvimento do nosso município. A implantação do Comitê Gestor  do Cadastro Territorial Multifinalitário irá nos proporcionar mais segurança no planejamento de ações e uma melhor participação da população. Devido a necessidade esse cadastro irá beneficiar tanto as áreas urbanas e a rurais”, disse o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues.

 

Entre os objetivos do CGCTM está a identificação e representação da organização geoespacial do município, como também a identificação dos espaços urbanos, o zoneamento ambiental, como meio de proporcionar o desenvolvimento sustentável no município de Alhandra. Além disso, foi apresentado durante encontro que o comitê também irá realizar levantamento do zoneamento urbano e rural para regulamentar o uso e a ocupação do solo. Na responsabilidade do comitê ficou o planejamento e elaboração de planos diretores específicos de gestão.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

texto: Wagner Mariano

foto: Ailton Cunha

14/07/2021

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support