Atualizado em: 27 de outubro de 2021 às 17:02h
Encontre o que você precisa aqui:

Prefeitura de Alhandra disponibiliza teste do pezinho no Posto de Saúde, no bairro Nova Alhandra

Início Prefeitura de Alhandra disponibiliza teste do pezinho no Posto de Saúde, no bairro Nova Alhandra

O atendimento da triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, iniciou nesta quinta-feira(06), no Posto de Saúde no bairro Nova Alhandra. Com o exame é possível diagnosticar uma série de doenças, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas. O teste é realizado toda quinta-feira, das 8h às 10h da manhã. Para o atendimento, a mãe deverá levar o seu próprio documento de identidade, o cartão SUS da criança ou o registro de nascimento. 

 

“A partir de agora estaremos oferecendo mais um serviço ao nosso povo que tanto cuidamos, com carinho, dignidade e respeito. Em nosso município é possível realizar o teste do pezinho. Mais uma conquista que nos faz sorrir e fazer o bem por este município, por nossa terra”, afirmou o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues. 

 

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, falou do início deste serviço. “A partir desta quinta-feira estará funcionando a sala do teste do pezinho, no Posto de Saúde, no bairro Nova Alhandra, na cidade de Alhandra, mais um serviço que estaremos oferecendo à população. Estamos dando o primeiro passo para ampliar esse serviço que no futuro estaremos levando para todos os Postos de Saúde. Desta forma, as puérperas poderão realizar o teste aqui em nossa cidade, não necessitando ir a João Pessoa, facilitando o acesso”, afirmou Harvey. Futuramente o serviço estará disponível na localidade de Mata Redonda. 

 

O primeiro paciente foi o pequeno, Rhavy Gael Nascimento, a mãe da criança, Mayra Nascimento, agradeceu por ter esse serviço mais perto de casa. “Estou muito feliz por ter esse teste agora na minha cidade” , declarou Mayra. 

 

A coordenadora de Atenção Básica, Gianne de Oliveira, fala da importância do teste. “Por meio do teste, doenças raras, de origem genética, podem ser detectadas facilitando o tratamento precoce e trazendo mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias”, disse Gianne de Oliveira.

 

A realização do teste torna possível o tratamento de diversas doenças como: hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria; anemia falciforme; fibrose cística (conhecida como mucoviscidose); hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. 

 

Para que o exame tenha maior efetividade, o Ministério da Saúde recomenda que a coleta seja feita na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

06/05/2021

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support